Seguidores

chat

name="chat" flashvars="id=45740844&xc=2336&cn=1231500362&gn=gospeladoracao" allowscriptaccess="sameDomain" type="application/x-shockwave-flash" pluginspage="http://xat.com/update_flash.shtml" width="500" align="middle" height="450">

quarta-feira, 28 de abril de 2010

dicas de beleza para você ficar ainda mais bonita







Dicas de Beleza 

Para eliminar a placa bacteriana, troque a escova de dentes a cada dois meses.
De acordo com os dentistas, as bactérias alojam-se na base das cerdas e, depois desse período, a escova perde muito do seu poder de limpeza.


Você é do time do - faça você mesma - e depila as sobrancelhas em casa com pinça?
Diminua a dor fazendo a depilação depois do banho, quando os poros estão dilatados, ou passando gelo sobre a região antes de colocar a pinça em ação.


O secador de cabelos sempre deve ser utilizado a, no mínimo, 20 centímetros de distância dos fios.
A razão é que o ar quente muito próximo do couro cabeludo deixa os cabelos ressecados e rebeldes.


Se você se cuida, deve ter o hábito diário de passar cremes no rosto.
Lembre-se de passá-los também no pescoço para evitar rugas precoces e linhas de expressão. É muito rápido e sua pele fica linda!


A primavera começa no dia 22 de setembro e as sandálias logo voltarão às ruas.
Para que seus pés estejam bonitos quando você for ao salão, comece a passar neles óleo de amêndoas ou de semente de uva. Além dos calcanhares ficarem mais macios, as unhas também ficam naturalmente brilhantes e hidratadas.
Dicas de beleza
1. Muitas camadas de esmalte, apesar de deixarem a cor perfeita, fazem com que ele descasque com mais facilidade. Procure passar no máximo três camadas de esmalte (duas de esmalte e uma de cintilante) quando fizer as unhas.

2. Não confunda espinhas com acne. A espinha nada mais é do que um cravo que inflamou e a acne é fruto de problemas internos do organismo. De qualquer forma, consulte um dermatologista para saber qual é o tratamento adequado.

3. Depois de um dia cansativo de trabalho ou da correria de cuidar da casa e da família, mergulhe os pés em uma bacia com água quente e alguma erva aromática – alfazema ou camomila. Relaxa a tensão e você vai dormir muito melhor.

4. Se você é adepta do brilho labial (o gloss), passe-o com um pincel ou com um cotonete. Passá-lo com o dedo pode levar bactérias para o frasco do produto e causar irritações e feridas na boca.

5. Para evitar que desodorantes ou antiperspirantes manchem suas roupas, espere que eles sequem totalmente antes de se vestir. Passá-los nas axilas secas também é uma boa idéia.


Dicas de Beleza
1. Receita caseira para eliminar espinhas. Amasse um pepino até virar creme e aplique diariamente no rosto. Em pouco tempo sua pele ficará mais lisa e suave.

2. Dormiu pouco e acordou com olheiras? Embeba dois chumaços de algodão em chá de camomila gelado e coloque um sobre cada olho por alguns minutos. É tiro e queda!

3. Quem utiliza xampus de tratamento deve lavar os cabelos uma vez por semana com xampu neutro. A razão, de acordo com químicos da Universidade de Paris, é que o excesso de cosméticos acaba deixando os fios pesados.

4. Uma dica de penteado para o verão é o mais do que tradicional rabo-de-cavalo. Para conseguir um efeito bonito, aplique um pouco de mousse nos fios ainda úmidos para assentar os fios, prenda e depois passe uma gota de silicone para dar brilho.

5. Para evitar manchas na pele e marca de camiseta no braço esquerdo enquanto dirige, passe protetor solar fator 15 antes de sair de carro. Você encontra opções em gel na farmácia que penetram rapidamente na pele e não têm “cheiro de praia”.


Dicas de Beleza
1. Prefira a pinça à cera quente para depilar as sobrancelhas. De acordo com estudos recentes de dermatologistas, a cera quente causa a flacidez da pálpebra.

2. Na hora de aplicar o blush, cuidado para não causar a concentração do produto em uma única área das bochechas. O melhor pincel para um ótimo resultado é o de cerdas longas e compactas.

3. Ler a composição dos cosméticos é uma boa pedida para evitar futuras irritações. Opte sempre por aqueles que contenham no máximo dez ingredientes.

4. Com o verão chegando, vale lembrar que o sol deve ser tomado aos poucos para gerar um bronzeado uniforme e duradouro. O corpo exige um período de adaptação de seis a oito dias para que os efeitos sejam belos e saudáveis.

5. Cabelos tingidos em tons de vermelho exigem mais cuidados do que os outros. Como os pigmentos não são tão resistentes às lavagens, use e abuse dos xampus e condicionadores específicos para fios tingidos.



Se for tomar sol...
Não esqueça de passar protetor solar no corpo todo e nos cabelos também. Já existem produtos específicos para os fios e você evitará aquele visual ressecado típico de fim de férias.


Proteja os cabelos antes de fazer escova, chapinha ou baby-liss.
Os melhores produtos para isso são o silicone e os xampus ou condicionadores termoativáveis (que entram em ação com o calor do secador).


Decida que formato de unhas faz mais sua cabeça.
As ovaladas alongam os dedos, as quadradas encurtam e as arredondadas engordam.


Se sua pele adquire sardas com facilidade, atenção redobrada durante o verão.
É na exposição ao sol que elas se intensificam, pois ele ativa a produção de melanina.


Ruivas, evitem o uso freqüente do secador de cabelos.
Seus cabelos têm mais tendência ao ressecamento do que aqueles de outros tons.


Cremes
Antes de aplicar o creme em qualquer parte do corpo, massageie-o entre as mãos. Assim, ele atinge a temperatura do corpo e penetra melhor na pele.


Não esqueça de seus cotovelos quando cuidar do corpo
Eles já são naturalmente mais ressecados, então os hidrate diariamente e faça uma esfoliação caseira pelo menos uma vez por semana na região.


Cabelos
Ao secar os cabelos com a toalha, apenas os aperte, sem friccionar. Essa fricção quebra os fios, que ficam arrepiados e sem brilho.


Coloque os cremes na geladeira
Cremes conservados em temperaturas entre 1°C e 10°C duram muito mais e mantêm as propriedades dos elementos de sua fórmula.


Nos dias quentes de verão, evite tomar banhos muito gelados
O organismo terá de trabalhar mais para regular a temperatura do corpo novamente e você, ao invés de ficar refrescada, vai acabar suando muito em muito pouco tempo.


Cuide dos seus pés
1. Passe lixa ou pedra-pomes nos pés pelo menos uma vez por semana. Isso deixará a pele mais lisa e macia. O momento ideal é durante o banho.


Maquiagem
4. Use pincéis para a aplicação da maquiagem, mas não se esqueça de lavá-los uma vez por semana. Mantendo-os sujos, você corre o risco de levar fungos ao seu rosto. Esponjas podem ser lavadas uma vez por mês.


Cabelos
5. Quer mais brilho nos cabelos? Então o último enxágüe da lavagem deve ser feito com água fria – ela ajuda a fechar as cutículas capilares e refletir a luz que bate nos fios.


Dicas de beleza

Aprenda a passar o pó facial.

Não importa se você usa pó compacto, pó-de-arroz ou qualquer outro tipo de pó no rosto. Existem duas maneiras de aplicá-los: com a esponja ou com o pincel. A esponja costuma vir na própria embalagem do produto e também é ótima para retoques. O pincel é comprado à parte e deve ser um pouco mais grosso que o pincel de blush, para espalhar o pó de maneira uniforme.


“Deus está nos detalhes.”

A frase é de Emanuel Kant, mas cabe direitinho no que diz respeito à distribuição da maquiagem em seu rosto. Quando passar a base, o pó ou o pancake, dê atenção aos cantos do rosto – especialmente as laterais externas dos olhos –, ao pescoço e ao colo, caso esteja com um decote. A diferença no tom da pele exposta pode acabar com sua produção.


Pêlos encravados depois da depilação?

Para evitar o encravamento de pêlos e as conseqüentes “bolinhas” que se formam principalmente na virilha, esfolie a pele um dia antes da depilação. A pele mais fina ajuda a soltar os fios. E, depois de ter os pêlos arrancados, não abra mão de um gel suavizante. Ele garantirá um resultado ainda melhor.


Não quebre os cabelos molhados.

O instrumento correto para desembaraçar os cabelos depois do banho, da piscina ou do mar é um bom pente de dentes largos. Comece a pentear os fios nas pontas e vá subindo até a raiz aos poucos. Antes de tudo, não esqueça de passar um condicionador ou um pouco de fluído de silicone nas pontas – facilita o processo.


Pés macios sempre.

Mantenha seus pezinhos cuidados e macios o ano todo. Antes de dormir, aplique um hidratante específico nos pés e pernas – a variedade no mercado é imensa. E, uma vez por semana, aproveite a tranqüilidade do banho para passar pedra-pomes nas solas e nas laterais dos pés. Eles ficarão suaves e deliciosos.


Dicas de Beleza
1. Cuide de suas sobrancelhas. Procure fazer as sobrancelhas logo depois do banho, assim, os poros estarão abertos com o vapor e os pelos sairão mais facilmente e com menos dor. As sobrancelhas podem ser escovadas com um mini-pente, usando-se um pouco de gel ou rímel incolor para fixá-las.

2. Coma bem e trate de sua pele. A aparência da pele e dos cabelos reflete o estado do nosso organismo. Uma dieta balanceada é também uma espécie de tratamento de beleza imprescindível. A ação dos nutrientes contidos nos alimentos pode ser considerada propriedade cosmética sistêmica, ou seja, o poder de embelezamento da pele desde as suas camadas mais profundas. Isso confirma que beleza vem de dentro para fora...

3. Transforme seu banho numa seção de massagem. Isso é possível com a ajuda de uma esponja. Ao mesmo tempo em que ela espalha o sabonete, remove as células mortas e ativa a circulação sanguínea. Se sua pele é sensível ou muito seca prefira as esponjas de celulose. As vegetais são ideais para peles oleosas. A marinha pode ser usada todos os dias em peles normais ou secas, pois seu esfoliamento não é muito agressivo.

4. Limpeza de pele profunda em casa nem pensar. Você pode fazer limpeza de pele simples em casa usando cremes de tratamento adequados. A mais profunda só deve ser feita por esteticistas. Sem a prática adequada, o contato de aparelhos ou das unhas pode feri-la. Em casa, você retira apenas as células mortas da superfície e algum ponto preto mais evidente.


5. Faça uma maquiagem discreta para o dia-a-dia. Depois de limpar, tonificar e hidratar a pele, aplique um corretivo um ou dois tons abaixo da cor da sua pele, para disfarçar imperfeições. Em seguida, aplique base, um pó facial, um blush e um batom cor de boca. O visual fica bem natural e bonito. Não se esqueça de esfumaçar uma sombra especial para corrigir imperfeições da sobrancelha. Finalize com um rímel incolor, nos cílios e na sobrancelha.


Dicas de Beleza
Seio grande. Se você acha que suas mamas são grandes e se sente desconfortável com a generosidade da Natureza, use alguns pequenos truques para disfarçar. Evite camisas ou tops excessivamente justos e os decotes redondos. Não use camisetas ou babylooks com riscas ou bonecos no peito. Bem como as pregas, as camisolas ou vestidos sem mangas que, fazem parecer que suas mamas são ainda maiores.


Coxas grossas. As mulheres também se preocupam muitas vezes com as suas coxas. Passam a vida reclamando do seu volume. Para disfarçar, mude de vez: esqueça as calças largas e as saias rodadas em conjunto com tops justos. Tenha sempre no seu guarda-roupas calças e camisas de corte reto.


Pés inchados. A solução para este problema é dar um banho de água fria nos pés, alternando com água quente, fazendo sempre que possível movimentos circulares com os pés. Tente esticar o máximo de vezes ao dia as suas pernas e fazer estes movimentos, porque assim conseguirá ativar a circulação sanguínea que está estagnada. Se fica muito tempo sentada, é normal que este problema lhe aconteça com bastante freqüência.


Cuidados com a pele. Quem se preocupa cm a pele sabe muito bem a regra principal: remover totalmente a maquiagem no dia-a-dia. Isso ajuda a manter-la com aspecto jovem e saudável, sem cravos e espinhas. Um bom tonificante e hidratante, junto com o filtro solar, também são fundamentais para a saúde da pele de seu rosto.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Transei. E agora?


Olhares se cruzam; a pequena chama está acesa. A conversa, a princípio inocente, vai dando lugar as carícias. O desejo, quase incontrolável, afogueia o corpo dos apaixonados. Agora, o segurar das mãos não é o bastante. Os abraços são seguidos de beijos longos e apaixonados. Como a intimidade não tem volta, ela é cada vez mais crescente, dominadora, exigindo mais, abrindo as portas do “jardim fechado”, revelando sensações adormecidas, até acontecer o que parece inevitável. Eles se entregam um ao outro. Os dois seres são arrastados pela torrente irrefreável do prazer. Eles chegaram a um ponto que parece impossível de voltar. Na verdade, neste momento, eles não querem voltar. Eles não pensam em nada a não ser neste momento. Possuídos pelo desejo, eles consumam o ato. De repente tudo acaba, eles voltam a realidade. Sobressaltados, eles nem sabem o que fazer. E agora?

Eles se ajeitam o melhor que podem. Sem conseguirem se encarar, eles correm para casa e se trancam no banheiro. Num banho demorado, ela tenta lavar o que não poder ser limpo com água. Não há como negar que o que sentiram foi algo extraordinário. Mas, se o que eles fizeram foi tão maravilhoso, porque um sentimento estranho e incomodo desassossega os amantes? Porque dentro deles uma pequena voz importuna a consciência? Porque, como Adão e Eva, eles também desejam se esconder? Porque é tão difícil encarar os pais no outro dia? Porque aquilo que foi tão lindo, agora parece tão feio?

Os namorados se evitam. Eles sabem que se ficarem a sós por uns minutos tudo vai acontecer outra vez. Depois da primeira vez exercitar domínio próprio é dificílimo. Muitas opções inquietam o dia seguinte. O que fazer? Continuar transando? Alguém pode descobrir e ainda tem o risco de gravidez. Terminar o namoro? Nem pensar, eles se amam! Casar como? Eles ainda têm a faculdade. Contar para os pais? Qual vai ser a reação deles? De jeito nenhum, os pais são uns quadrados; eles nunca vão entender. Procurar um amigo? Onde encontrar este amigo que vai manter o segredo e que tem uma palavra salvadora? Confessar ao pastor? E se ele levar o fato ao conhecimento da igreja? E se ele simplesmente excluí-los da igreja? Aí todo mundo vai ficar sabendo.

O jeito é esconder. Mas no sermão de domingo
o texto lido não podia ser pior. “Aquele que esconde o seu erro ficará com seus ossos secos, mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia”. Confessar a quem? A Deus, ao pastor, a igreja, um ao outro. Será que temos mesmo que confessar? Nossa entrega foi por amor! Simplesmente atendemos o chamado da própria natureza! Quem colocou este desejo dentro de nós foi o próprio Deus! Afinal, vamos nos casar! Além disto tudo, todo mundo faz! Porque só nos dois é que temos que nos controlar?

Seus argumentos são válidos e bem colocados. No entanto, dentro deles o desassossego permanece. Uma culpa crescente destrói-lhes a paz. Uma tristeza profunda aborrece os momentos que antes eram felizes. Um silêncio irritante os faz ouvir seus próprios pensamentos. E agora?

A decisão a ser tomada vai depender do quanto você está comprometido com Deus. Para quem vive sem Deus é muito normal transar. Eles simplesmente transam e pronto. A filosofia deles é: “viva e deixe viver”. Estas pessoas afirmam categoricamente. Nada é ruim se é bom para mim mesmo. Se engravidar faz um aborto e pronto. E daí se os pais descobrirem? Se der certo casamos, se não separamos! Minha consciência de nada me acusa! Não temos nenhuma satisfação a dar a sociedade! Cada um cuide da sua vida! Não dou o direito de ninguém se meter onde não é chamado!

Outras pessoas já conhecem a Deus, mas mesmo assim ainda não permitem que Deus controle todas as áreas de sua vida. Embora estas pessoas queiram fazer o que é certo, elas ainda continuam a fazer o que lhes agrada e domina. Elas procuram ter um relacionamento com Deus, mas elas vivem em altos e baixos. Conseguem não transar por algum tempo. Procuram a ajuda de Deus com veemência. Por alguns dias, elas conseguem vencer até caírem na mesma falta. As constantes quedas produzem cristãos fracos, raquíticos, anêmicos, com uma auto-estima doentia. Das duas uma, eles se conformam e continuam vivendo este tipo de vida ou se tornam hipócritas e aparentam viver aquilo que no fundo não vivem. Paralelamente a pública e supostamente santa vida cristã, eles vivem uma vida ambígua, deformada, e muitas vezes intolerante com o pecado os outros. Eles pecam, vivem como se não pecassem, e condenam os que pecam.

Em terceiro lugar, existem aqueles que sinceramente querem andar com Deus. Por mais que eles tenham milhares de argumentos válidos para se autojustificarem, eles reconhecem que pecado é pecado. Eles não são nem mais nem menos pecadores que todos os outros. A diferença é que estes não querem permanecer no pecado. Para eles o pecado é um acidente de percurso. Eles pecam porque são pecadores, mas eles não sentem prazer no pecado. Eles reconhecem que só existe uma maneira de lidar com o pecado. Vejamos um exemplo:

Ao soar a campainha, abro a porta sorridente. “Como vai Maria? Entre, o que posso fazer por você?” Pergunto eu olhando nos seus olhos já prevendo o pior. Maria foi criada na igreja e lidera os adolescentes. Seus pais também são líderes na igreja. Seu olhar triste e cabisbaixo revela que algo vai mal. Para ela é difícil falar; portanto eu faço tudo o que posso para não dificultar as coisas. Não quero tornar o assunto mais penoso para ela. Depois das primeiras palavras trôpegas e sussurrantes Maria confessa: “Pastor estou grávida, que vou fazer agora?” Maria não consegue controlar as lágrimas. Mesmo ouvindo histórias como esta durante todo o meu ministério, não consigo acostumar-me.

Meu coração de pastor se enche de amor por Maria. Com voz embargada e firme lhe digo: Maria você tem duas opções. A primeira delas é não fazer absolutamente nada. Ao confessar para mim, você está confessando para o próprio Deus. Deus ama você e certamente lhe perdoa. Pecado confessado é pecado perdoado. No entanto, seu estado vai se tornar público. Sua barriga vai crescer. Como você mesma sabe, as pessoas vão começar a criticar. Seus pais irão ficar chocados, tristes, e magoados, tanto com você quanto com aqueles que a acusarem. Alguns vão cobrar do pastor uma posição. Como você é líder na igreja, eles vão exigir que você não lidere mais e até seja disciplinada. Ou, eles irão me chamar de conivente, que aceito pecado dentro da igreja. A igreja vai sofrer com o disse-que-disse. Seus pais vão partir acertadamente para sua defesa. Eu sofrerei pressões de todos os lados. Você ficará mais ferida do que já está. Seu namorado por não ser da igreja, ficará tão chateado com estas atitudes dos crentes que provavelmente nunca mais pisará numa igreja.

Maria me olhou desconsolada e me perguntou: “Que outra opção eu tenho?”

Suspirei fundo e continuei. Você vai entrar no meu carro e vamos até a sua casa. Você vai confessar tudo para os seus pais. Eles ficarão atordoados, mas irão aceitar. Eu os conheço muito bem; eles a amam profundamente. Além disto, estarei ao seu lado todo o tempo para o que der e vier. Já que você quer se casar com seu namorado, diga aos seus pais que você não pode casar sem a bênção e o perdão deles. É impossível construir uma família saudável e feliz sem a comunhão das pessoas as quais amamos. Domingo você virá a igreja. Vou lhe chamar diante de todos juntamente com seus pais. Vamos falar abertamente o que aconteceu. Quem pode acusar aquele que confessa? Que acusador não ficará corado de vergonha diante dos seus próprios pecados e do Deus que conhece o que ocultamos dentro de nós? Pode ter certeza, eu vou protegê-la. Ninguém vai lhe acusar depois disto. Nenhuma culpa vai ficar na sua alma. Seu filho vai nascer de um ventre sem mágoas ou amarguras. Pode ter certeza que todos vão entender e ajudar.

Maria respondeu: “É assim que vou agir!” Fui madura o bastante para ficar grávida, vou ser madura o bastante para confessar e assumir o que fiz.

O encontro com os pais de Maria foi comovedor. Com coragem e firmeza ela abriu o coração. Eles se abraçaram, choraram, e acariciaram um ao outro. Emocionado os envolvi com meus braços e fiz uma oração de gratidão a Deus. Ele estava usando um acontecimento inesperado e trágico para restaurar e trazer cura, não só a Maria, mas a seus pais e a igreja.

No domingo lá estava Maria sentada ao lado dos pais no primeiro banco. No momento certo, os convidei ao altar. Passei meu braço por sobre os ombros de Maria. Com voz embargada me dirigi à congregação. Aqui está Maria. Todos a conhecem como membro e líder nesta igreja. Maria pecou! Ela está grávida e vai casar-se em breve. Maria procurou a mim e a seus pais. Ela não quer esconder nada. Ela não vai afastar-se da igreja. Muito pelo contrário, é exatamente neste momento crucial que Maria precisa de nossa ajuda. Quem aqui presente pode acusá-la? Somente aquele que não tiver pecado pode atirar a primeira pedra. Vamos continuar amando a Maria. Vamos fazer um “chá de bebê”. Vamos receber esta criança como uma dádiva de Deus. Maria vai casar e celebraremos este evento com alegria. Se alguém comentar, fofocar ou acusar Maria vai ter uma boa e franca conversa comigo.

A emoção contagiou o ambiente. A presença de Deus era real e abundante. Muitas pessoas cercaram Maria com carinho, lágrimas e solidariedade. Maria foi restaurada. Ela concebeu uma linda e robusta menina. Seu nome é Graça, que significa “presente que não merecemos”. Depois de um casamento foi memorável, o marido de Maria foi tocado profundamente pelo amor da igreja e se rendeu a Jesus. A igreja saiu fortalecida. Maria experimentou o poder transformador do perdão. O Evangelho de Jesus foi praticado e Deus ficou imensamente feliz com a atitude dos seus filhos.

Transar todos querem! Que transar é bom ninguém tem dúvida! O que fazer depois? Eis a grande questão. Tudo vai depender de você. A atitude que você toma no dia seguinte é fundamental. É esta atitude que vai determinar o seu futuro e felicidade. Você pode simplesmente tapar a voz da consciência, usando para isto a muita ocupação, a diversão, os vícios, e desculpas esfarrapadas, ou até mesmo com uma nova transa. Entretanto, este modo de agir produzirá angústia e tormento. Somente uma atitude honesta, sincera, e responsável vai conduzir você a verdadeira felicidade. Não tenham pressa. Seu maravilhoso e sublime momento de amor vai chegar. Esperem pela hora e pessoa certa. Não maculem seu futuro, carregando vida afora as marcas dos fantasmas do passado. Quando chegar o esperado e mágico momento, vocês descobrirão que ao invés de apenas transar, vocês estarão realmente fazendo amor, numa entrega por inteiro, sem traumas ou culpas, em completa e doce paz, casados e plenamente realizados.

12 conselhos para você ter um enfarto feliz

DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ


1. Cuide do trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Caso não possa permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias e conselhos. Aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios, etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes; para isso use o celular o tempo todo.

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro.

9. Centralize todo o trabalho em você; controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; afinal você é o centro de tudo e sem você nada funciona mesmo.

10. Quando sentir que está perdendo o ritmo e o fôlego, tome imediatamente estimulantes e energéticos. Eles vão lhe deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades para dormir, não perca tempo; tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. Finalmente, o mais importante: não se permita ter momentos de oração e meditação diante de Deus. Isto é para crédulos e tolos. Repita para si: Tudo posso em mim mesmo!

T E N H A - U M - I N F A R T E – F E L I Z!
A escolha é sua!
O poder e as armadilhas do sucesso.


"Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." - Josué 1:8

Todos tem desejo de ser bem sucedido, para atingir as finalidades de Deus para sua vida. Mas muitos provaram o sucesso, no entanto remanesceram insatisfeitos. Por que? A perseguição do sucesso, apenas pela causa de ser bem sucedido, é um poço vazio. Você nunca será satisfeito. O retrato mundial de sucesso tão sedutivo... dinheiro, fama, gloria. Contudo o retrato de sucesso para Deus o de servo, morto para si mesmo e vivo para Cristo. Eis quatro atributos do sucesso, quais têm ambos, um lado positivo e negativo. Cabe a você escolher qual "estrada" de sucesso caminha.

O sucesso gera ÍMPETO

O ímpeto pode ser seu melhor amigo - é como o sopro de Deus, fazendo um dia ser mais valioso e recompensador que mil dias. Com ímpeto no seu lado, o futuro parece brilhante, os obstáculos pequenos, e os problemas parecem transitórios. Ímpeto faze você parecer melhor do que você é.

Mas, você pode abusar do ímpeto se parar de escavar o ouro que lhe deu esse ímpeto em primeiro lugar. Os maiores princípios, os valores principais. Ímpeto pode dar-lhe um falso sentido de segurança. "Eu sou incrível, nós somos incríveis, nós podemos fazê-lo!" mas a que custo? Antes que o saibamos, já abusamos do privilegio e perdemos de vista o chamado mais elevado.

O sucesso traz o FOCO

Quando uma pessoa é focalizada, desenvolve um sentido de destino e finalidade, e começa a acreditar em si mesma. De repente, o destino é atingível, o foco claro e você desenvolve aquele "ferro" ou determinação em sua alma. Tremendo!

Se não focalizamos a coisa certa, estamos em problemas. Há uma tentação em focalizar no presente, e não no doador do presente. Isto conduz a tentativas e comparação, descontentamento, ganância e inveja. Nunca faça isto! Se nós colocamos nossos olhos no presente, focalizamos nosso esforço interior em vez do exterior... e isto, meu amigo, é terra perigosa. Focalize no Senhor, e não apenas em Seus benefícios.

Com sucesso vem a INFLUÊNCIA

Que honra maravilhosa é ter influência! Deus, com sua inacreditável graça, deu-nos o favor de influenciar e trazer mudança nas vidas de povos. Ser parte da construção do reino de Deus é simplesmente emocionante!

A influência pode ser facilmente abusada quando usada em interesse e benefício próprio. Você pode imaginar quantas pessoas foram parte de grandes equipes, e de repente pensaram que tudo estava sobre elas e que a equipe os sufocava?

Este pensamento faz as pessoas se afastarem da coisa que primeiramente lhes deu a influência. Muitas pessoas anseiam por influência e fama, mas são despreparados a pagar o preço, ou entender a responsabilidade que se recebe em conjunto com essa influência.

O sucesso é ATRATIVO

Bons atraem bons, e quando você caminhada corretamente no trajeto do sucesso, pessoas boas de coração são-lhe atraídos, o que forma parcerias poderosas. Ser parte de uma equipe que trabalha junto, em unidade, é uma coisa grande, algo que estimo, e nunca me considero como privilegiada.

Uma igreja adoradora atrai adoradores.

Entretanto, se houver necessidade em você de ser bem sucedido de modo que possa "ser visto", então isto atrairá também pessoas com igual propósito. Que maneira cansativa de viver, quando seu valor é constantemente dependente da afirmação e aprovação de outros, e sua viagem do sucesso é reduzida à própria gratificação.

Você pode andar bem pela estrada do sucesso

Compreenda que o sucesso no reino está totalmente baseado sobre o construir a vida de outros. Compreenda o propósito de sua vida. Nosso foco é encontrado em Josué 1:8 " antes medita nele (A Palavra de Deus) de dia e de noite...". Fiel, fiel, fiel. Fiel nas coisas pequenas. Fiel no despercebido. Sobretudo, tenha um coração desesperado em ver os propósitos de Deus estabelecido, e vidas para glorificá-lo.

Que preço você pagaria?



"Era um teste que todos esperamos passar
Mas que nenhum de nós queria fazer.
Dinate da escolha de negar a Deus e viver,
Para ela havia uma escolha a fazer."

Foi escrita em homenagem a Cassie Bernall, uma estudante assassinada em 20 de Abril de 1999 após responder "SIM" à pergunta: "Você acredita em Deus?". Esta estudante virou inspiração para muita gente nos Estados Unidos que, depois da sua morte, conheceu seu testemunho de amor e afirmação de compromisso e fé em Deus.

Todo dia pessoas pagam preço pelo amor que sentem por Deus, amor gerado pela fé. Amor por quem Ele é, pelo que fez, suas promessas e sua palavra.

Opositores a movimentos cristãos têm perseguido pessoas no mundo todo. Veja algumas notícias de Julho de 2004 colhidas do site www.worthynews.com:

Não contentes com o crescimento do ministério de cinco evangelistas nativos, anticristãos se aproveitaram de um roubo que acontecera em uma comunidade da Índia em Julho e os seqüestraram à força acusando-os do tal roubo. Um dos evangelistas conseguiu escapar, mas os outros foram espancados.

O Pastor Subas Samal e seu associado, Dhaneshwar Kandi, da vila de Kilipal, na Índia, foram soltos em 14 de Julho depois de permanecerem presos por mais de seis semanas pela acusação de violação das leis anti-conversão. Depois de sua prisão, outras acusações brotaram dos Hindus daquela vila.

"Talvez não pudesse sofrer tudo isto por amigos ou parentes, mas porque o Senhor Jesus sofreu por mim foi muito mais do que tenho sofrido, estou pronto para sofrer por Ele" Disse Samal.

"Minha fé cresceu depois de sofrer por Jesus. Eu sempre estarei pronto a sofrer por Cristo, quem sofreu por mim"Adicionou Kandi.

Também em Julho, no nordeste da China, mais de 100 líderes de casas-igreja foram presos numa operação que envolveu mais de 200 policiais e 46 veículos militares. Eles cercaram o local onde os líderes faziam um retiro e nenhum documento oficial foi apresentado durante a operação para justificar as prisões. Este incidente é um dos episódios da perseguição crescente às casas-igreja protestantes não registradas.

O site WorthyNews está repleto de notícias como estas sobre perseguição de cristãos em vários paises como Iran, Cuba, Iraque, Indonésia, etc...

"Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; e por minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós." Mateus 10:16-20

É impressionante ver pessoas escolhendo ir a paises onde existe perseguição a cristãos assim como nativos convertidos que, mesmo sabendo das conseqüências, se entregam e dedicam ao que sua fé os chama a fazer, sem medo de sofrer ou até morrer por Deus, por Jesus, pela missão que Ele deu a todos os cristãos.

Tão impressionante é ver como estamos, em muitos momentos, tão indispostos a pagar qualquer preço. Uma forma que utilizei para começar a avaliar isto foi pensando em quantas pessoas do meu relacionamento nem sequer imaginam que sou cristão.

Quantas vezes pessoas nos procuram falando sobre problemas pessoais e ficamos simplesmente ouvindo e, em vez de perguntar "Posso orar por você?", ou pelo menos dizer "Estou orando por você", desejamos "Boa Sorte!", perdendo a oportunidade de dizer "Que Deus o abençoe!".

Às vezes, porque a maioria das pessoas à nossa volta não tem o mesmo estilo de vida, ficamos constrangidos de demonstrar o nosso estilo. Medo de ser diferente!

"Não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Certa vez, enquanto estava trabalhando em uma empresa, um amigo começou a falar sobre uma garota com quem estava saindo. Sua esposa estava viajando e ficaria alguns meses fora e ele começou a namorar uma menina mais nova.

Todos os colegas de trabalho estavam dando o maior incentivo pra ele, e fazendo brincadeirinhas, até que ele perguntou para mim o que eu achava daquilo. Minha resposta foi "Você quer que eu responda com sinceridade?", ele respondeu "Sim!", então eu o aconselhei da seguinte forma: "Se você ama sua esposa e não pretende perder sua família, termine hoje com esta garota e conte tudo à sua esposa assim que ela retornar. Faça isto ainda no aeroporto!".

O pessoal chegou a fazer algumas brincadeirinhas e, de vez em quando ele também me dava umas alfinetadas no meio do povo para me provocar, mas em vez de ficar bravo, contornava alfinetando ele também sem perder o espírito esportivo.

Saí desta empresa pouco tempo depois para uma nova oportunidade e não tive mais contato com este rapaz, mas um amigo dele, depois de alguns meses, me disse que ele fizera exatamente o que eu disse e que o casal estava vivendo feliz.

Isto me fez lembrar o trecho do texto acima: "Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer".

visão perpetua de um novo milênio

visão perpetua de um novo milênio



Recentemente eu estava compartilhando uma devocional por alguns momentos durante uma de nossas reuniões de planejamento. Enquanto orava sobre o que compartilhar eu fui desafiado pelo tema da nossa reunião ... Visão Perpetua. Chris Thomason, vice-presidente da Creative Group, e eu estávamos discutindo a importância de ver as coisas através dos olhos de Deus, e não através dos olhos humanos. Gerando frutos que nascem do Espírito e não da carne. Idéias que venham de Deus, e não idéias de homens. Eu gostaria de compartilhar com vocês basicamente o que eu compartilhei com a equipe de gerenciamento da Integrity Music naquele dia. Eu modifiquei um pouco o artigo para deixá-lo menos específico sobre nossa reunião e mais focado em abranger um grande número de pessoas. Ao entrarmos em um novo milênio, cada um de nós necessita pedir a Deus que abra nossos ouvidos para que possamos ouvir o que Ele está ouvindo, e abrir nossos olhos para ver o que Ele está vendo.
O que é Visão Perpetua? É ver coisas que não existem como se já existissem. É viver diariamente na dimensão da fé. É ver oportunidades com olhos eternos. Hebreus 11:1 diz, " Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.."

Sim, é mais do que isso. Visão Perpetua é viver diariamente a dimensão da fé, sabendo que Deus nos dá o dom, através do Seu espírito, de ver o futuro. Na minha mais recente viagem a Asia eu estava indo para uma reunião quando fiz a pergunta, "Quais são as partes do concerto que você está ansioso para ver?" Minha resposta foi, "As partes que não estão no programa." Em outras palavras, eu ansiava por aqueles momentos no concerto quando o Espírito Santo faz algo que eu não esperava. Quando isso acontece, eu claramente não comando, mas sigo.

Em I Corintios 2:9-12 o apóstolo Paulo disse, " As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, A FIM DE COMPREENDERMOS AS COISAS QUE NOS FORAM DADAS GRATUITAMENTE POR DEUS;"!

Obviamente, Paulo está falando sobre conhecer as coisas espirituais aqui, mas se nós tivermos nosso espírito se comunicando com o Espírito de Deus num fundamento diário, ficaremos maravilhados com as idéias que chegarão até nós. Teremos Visão Perpetua.

Oral Roberts sempre disse, "Milagres e grandes idéias chegam até você ou passam por você todo o tempo." Se nós pudéssemos aprender a nos comunicar com o Espírito de Deus, poderíamos alcançar e receber estes milagres diariamente. Mike Coleman disse, "Precisamos encontrar um caminho que nos leve à frente do tráfego para termos uma perspective limpa sobre onde a corrida está indo ". Um grande jogador de hockey, Wayne Gretzky, quando questionado sobre como faz todas as grandes jogadas disse, "Não fico onde o disco está, eu fico onde ele estará." (disco é o que usam no hockey como a bola no futebol)

Como um jovem estudante de música, eu aprendi a "ler partitura". O professor colocava um pedaço de uma música na minha frente e me pedia para tocá-la sem eu nunca a ter visto antes. No começo, isso era muito difícil. Eu tocava um compasso, parava ... tocava outro compasso, e assim por diante. Então eu aprendi que a arte de ler partitura era sempre olhar os próximos dois ou três compassos enquanto tocava o correto compasso. Em outras palavras, eu aprendi a me antecipar ao que estava chegando e a me preparar para não ser surpreendido por uma mudança repentina de tom ou de tempo.

Como aplicar estes princípios nas nossas vidas, pessoal e profissional, diariamente? Primeiro, nós precisamos lidar com o nosso medo do desconhecido e estarmos dispostos a caminhar na áre da fé. Em 2 Crônicas 20, Jeosafá foi avisado que uma "grande multidão" estava indo contra ele além do mar. De fato fá estavam três exércitos que juntaram forças para lutar contra Judá. A primeira reação de Jeosafá no verso três foi de medo. Todavia, transformou seu medo em fé:

Colocando se a buscar o Senhor e jejuando. vs. 3
Lembrando o que Deus já havia feito por eles. vs. 5 - 9
Lembrando Deus de Sua relação de pacto com Seu povo. vs. 10 - 12
Renovando-se na presença de Deus e ouvindo Sua voz. vs. 13 - 17
Respondendo a voz de Deus com fé e declarando Sua bondade. Vs. 19
Por ouvir a voz de Deus e seguindo Seu plano, Jeosafá pode vencer uma probabilidade incrível e experimentar poderosa vitória. Ele ouviu o plano de Deus através do Espírito que falou através de um músico. Imagine isto! Ele teve Visão Perpétua.

Em 2 Reis 6: 8-17, os sírios estavam atacando Israel. O rei da Síria estava concentrado porque os israelitas sempre pareciam saber seu próximo movimento. No verso 12 o servo do rei lhe disse, "o profeta Eliseu que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir!". Eliseu estava se comunicando com os Espírito de Deus. Ele estava também vendo com os olhos de Deus, não os humanos. Ele tinha Visão Perpetua.

No verso 15, o rei da Síria teve os Israelitas cercados. O servo de Eliseu lhe disse, "Ai, meu senhor! O que faremos?", e Eliseu respondeu, "Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles." Ele estava vendo algo que seu servo não via. Então ele pediu que seu servo recebesse o dom da Visão Perpetua. Repentinamente, os olhos de seu servo foram abertos e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu.

Refletindo sobre o ano que passou, pense sobre aquelas coisas que foram claramente "Coisas de Deus" e não somente "coisas boas." Pense sobre os muitos momentos que Deus interviu por você em uma situação. Quantas vezes Ele te protegeu sem que você ficasse sabendo? Conforme você for lembrando desses momentos, comece a agradecer a Deus pelo Sua misericórdia e amor. Agora, para que você se antecipe em relação ao próximo ano, o primeiro do próximo milênio, em quais situações você estará envolvido que poderão ser "Idéias de Deus" se você puder olhar com "Visão Perpétua"? Agora, com fé no seu coração, comece a agradecê-Lo por tudo o que Ele é e faz na sua vida.

Hoje, eu acredito que Deus está trabalhando em cada um de nós em caminhos que não podemos ver. Olhando para o futuro, peçamos a Deus para que Ele nos mostre os dias que virão através dos olhos da fé ... com Visão Perpetua. Quais milagres virão até nós ou através de nós hoje? O que não estamos enxergando? Poderemos ver o exército de Deus nos cercando, lutando por nós? Poderemos ver o exército de Deus nos guardando na batalha da mesma forma como O adoramos e declaramos suas maravilhas? Nós temos Visão Perpetua?

meu amigo Jesus

meu amigo Jesus

Um Pastor passeava pela sua igreja, ao meio-dia, quando decidiu fazer uma pausa e observar do altar as pessoas que entravam para orar.
Em seguida, a porta se abriu e um homem adentrou pelo corredor central, o Pastor franziu atesta enquanto o olhava e notava que não se barbeava há algum tempo. Sua camisa estava esfarrapada e o casaco que usava estava bastante surrado. O homem se ajoelhou, inclinou sua cabeça, depois então se levantou e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma rotina se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado a marmita com o seu almoço. Bem, a curiosidade do Pastor crescia, e também um receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se dele e lhe perguntar: O que faz aqui?
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica em um outro bairro da cidade. O almoço havia sido à meia hora atrás e ele reservava o tempo restante para orar, e assim encontrar força e poder para enfrentar as labutas da vida. "E fico apenas alguns momentos, entende, porque a fábrica fica muito longe daqui; enquanto estou aqui ajoelhado conversando com o Senhor, é como se lhe dissesse: Eu vim novamente aqui, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, Jim, só checando."
O Pastor, sentindo-se um tolo, disse a Jim que estava tudo bem. Ele disse ao homem que ele era bem-vindo e poderia vir à igreja e orar sempre que desejasse.
É hora de ir - disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.
O Pastor se ajoelhou diante do altar, como nunca havia feito antes. Seu frio coração se derreteu, aquecido pelo amor, e ali teve um encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, em seu coração, ele repetiu a oração do velho Jim: "Eu vim novamente aqui, Senhor, pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje aqui estou eu, só checando."
Um dia, quando passou o meio-dia, o Pastor notou que o velho Jim não
tinha vindo. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar um pouco preocupado. Na fábrica, perguntou
por ele, descobrindo que estava enfermo. A enfermaria do hospital estava cheia, mas arrumaram uma vaga para ele. Durante a semana em que Jim esteve com eles, mudou a rotina da enfermaria. Seu sorriso e sua alegria eram contagiantes. Divertir e alegrar as pessoas era o seu prêmio. A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão gentil e simpático como Jim não recebia flores telefonemas ou cartões de amigos ou parentes, nem mesmo a visita de alguém. Ao encontrá-lo, o Pastor se colocou ao lado de sua cama, quando Jim ouviu comentário da enfermeira: "Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar."
Parecendo surpreso, o velho Jim virou-se para o Pastor e disse com um largo sorriso: "A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas durante todos os dias em que estive aqui, ao meio-dia Ele está aqui, um querido Amigo meu, que se senta bem junto a mim, segura a minha mão, se inclina em minha direção e me diz: "Eu vim só pra lhe dizer, Jim, quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos e eu o livrei de seus pecados. Eu amo ouví-lo quando você ora e penso em você todos os dias. Assim, estou hoje aqui, Jesus, só checando."

10 mandamentos do namoro

10 mandamentos sobre o namoro


Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.
1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.

4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.

5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.

7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.

8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.

Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.

educação dos filhos na biblia

É comum hoje vermos muitos pais desorientados quanto à educação de seus filhos. A maioria se vê perdida diante de uma filosofia que propõe uma educação mais aberta. O que fazer? Como educar os filhos, de maneira que não sejam reprimidos sem, no entanto, deixá-los sem correção?

Apesar de não existir uma fórmula mágica para criar filhos, a Bíblia Sagrada, em situações como essa, tem um padrão equilibrado de instruções quanto à criação de filhos.

I - EDUCANDO ATRAVÉS DO EXEMPLO, I Tm. 4: 12

Quando a Bíblia nos convida a sermos bons cristãos, ela estampa diante de nós o grande exemplo de vida de Jesus. Seus ensinos foram eficazes na formação do caráter de seus seguidores porque ele vivia aquilo que ensinava. Devido à manifestação dessas qualidades na vida dos discípulos, em Antioquia eles foram chamados, pela primeira vez, de cristãos, At. 11: 26.

Muitos casais frustram-se na educação de seus filhos por causa de suas próprias incoerências. O conflito entre o que é ensinado e o que é, de fato, praticado leva os filhos a rejeitar, ainda que inconscientemente, suas técnicas educacionais. A falta de exemplo no ensinamento faz com que os pais percam a autoridade sobre seus filhos e, muitas vezes, provoca neles a ira, Ef. 6: 4.

Somente as atitudes de pais fíéis, norteadas pelo Espírito Santo, podem ser base sólida, que permitam educação exemplar, influenciando a conduta de seus filhos.

II - EDUCANDO COM DISCIPLINA

Numa sociedade tão liberal e permissiva como a nossa, a palavra disciplina não soa tão bem. Afinal de contas, segundo o que se prega hoje fora da igreja, todos são livres para fazer o que desejam, e ninguém pode impor limites à liberdade alheia, ainda que isso signifique libertinagem. Tal conceito tem atingido em cheio os lares. Por um lado, pais que têm medo de insistir com seus fílhos; por outro, filhos que desconhecem limites.

Essa maneira de educar, no entanto, tem feito psicólogos e orientadores refletirem, baseados nos resultados obtidos. E alguns deles reconhecem que a disciplina é necessária. “Para viver em um clima de segurança, a criança precisa também de regras” (Revista Veja - “Família, pais e filhos com hora marcada”, edição de julho/97).

1. O que a Bíblia nos ensina sobre a disciplina de filhos?

a) Disciplina significa treinamento para agir de acordo com regras estabelecidas, Pv. 22: 15. Os filhos precisam aprender que em todos os segmentos existem regras, normas, horários que devem ser cumpridos;

b) Disciplina significa correção. O texto de Ap. 3: 19 mostra o relacionamento de Jesus com uma igreja rebelde. Mas, apesar de ser rebelde, Ele a amava e, por isso, a corrigia;

c) Disciplina significa imposição de limites, Pv. 25: 28. Qualquer liberdade sem limite é prejudicial. É preciso que se estabeleçam limites, e que estes sejam reconhecidos por todos.

d) Disciplina tem resultados positivos. A correta e firme disciplina trará sabedoria aos filhos, descanso aos país, Pv. 29: 15-17, e livrará do inferno, Pv. 23: 13-14

2. O mau uso da disciplina.

Não se pode usar a disciplina incorretamente porque os prejuízos serão terríveis. Quando os pais dão ordens aos filhos e não esclarecem suas razões, quando são incoerentes, exagerados; quando agridem, espancam os filhos, estão sempre em discórdia e disciplinam os filhos sem motivo, esse mau uso da disciplina poderá vir a formar filhos desrespeitosos e revoltados.

III - EDUCANDO FILHOS PARA DEUS

A boa educação e instrução do lar resultará no aperfeiçoamento do caráter dos filhos, no relacionamento sadio da família, num grande benefício para a sociedade como um todo. Mas o grande objetivo é levar a família a Deus, Js. 24: 15. Por isso, os alvos dos pais devem ser coerentes com os alvos de Deus. Os pais que sentem essa responsabilidade agem da seguinte maneira:

a) Levam seus filhos à casa de Deus e os apresentam ao Senhor. Ana, preocupada com a crise ministerial de seus dias, e pelo fato de não ter condições de gerar filhos, orou insistentemente ao Senhor, I Sm. 1: 11. Quando seu filho, Samuel, nasceu, foi rapidamente apresentado a Deus em cumprimento do voto feito por sua mãe, e tornou-se um dos maiores vultos da Bíblia Sagrada, I Sm. 1: 26-28. Assim também, José e Maria fizeram com Jesus, Lc. 2: 21-24, conforme a prescrição da Lei, Lv. 12: 6-8 e Êx. 13: 2.

b) Ensinam aos filhos a Palavra de Deus, Dt. 6: 6-7 e 32: 46. Para que o ensino seja eficaz é necessário que esta Palavra esteja, primeiro, no coração dos pais, v. 6. Esse ensino deve ser contínuo, v. 7. A Palavra deve ser ensinada dentro de casa, nas caminhadas, nas viagens, na hora de deitar-se e de levantar-se.

c) Testemunham dos feitos de Deus, Sl. 78: 4. Falar daquilo que Deus tem feito é uma maneira de estimular os filhos a crer no grande poder de Deus.

o que é ser familia

O QUE É FAMÍLIA?

A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto. É a definição que conhecemos. Entretanto, esta convivência pode ser feliz ou insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. E a morada sobre o mesmo teto? Dependendo dessas fases contrastantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor, ou... um mero alojamento.

A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se. Quando casamos, sabemos que, entre outras coisas, temos essa semente que pode germinar e um dia dar fruto: ser uma família de verdade. Devemos, portanto, estar conscientes de que é preciso trabalhá-la e cultivá-la sempre, constantemente, e com muito amor.

TEMPOS DESCONCERTANTES

A família parece estar à deriva, sem referência, impotente e desprotegida diante dos embates do consumismo, bombardeada pelos meios de comunicação e incapaz de dar uma resposta a esses ataques.

Ela fica na defensiva. A impressão que se tem é a de que ela se conserva como um reduto afetivo, baseado principalmente na segurança do amor dos pais pelos filhos, e que se ressente, cada vez mais, da indeterminação dos papéis masculino e feminino.

É possível ouvir hoje arautos que falam da família em tom triunfal, enquanto que, em outros contextos, se escutam depoimentos de verdadeiras catástrofes. Para alguns, a família é um conceito conservador, só defendido pelos retrógrados.

FAMÍLIA: AMOR REPARTIDO

A família foi e ficará sempre o fundamento da sociedade. Ela transcende a qualquer partido político, sociedade, associação ou a qualquer outro gênero de agrupamento humano: ela é constituída por relações de amor! Na origem de tudo, há um amor conjugal que chama a vida a participar desse amor.

A família vem de uma opção. De fato, ela existirá a partir do momento em que um homem e uma mulher decidirem viver juntos, criar um mundo novo, um mundo diferente: uma família. Nesse mundo novo e distinto, nascerão os filhos, que se incorporarão ao projeto de vida idealizado por seus pais.

É na família que os filhos desenvolverão sua personalidade. Nela crescerão, encontrarão o sentido de sua existência e amadurecerão na segurança, até que um dia também eles partirão para realizar seu próprio projeto.

O NOSSO MUNDO MUDOU

Não podemos viver de modo aventureiro. De nada serve estarmos repletos de boas intenções, se não planejarmos bem as coisas. Nosso mundo tem mudado muito e rapidamente. Há hoje muitas coisas que não estão fixadas de antemão. Em nossa sociedade, os papéis tradicionais da mulher e do homem, antes assumidos como destino inexorável, não são mais simplesmente aceitos.

Hoje, o casal deve sentar-se para dialogar sobre o que realmente desejam, o que buscam, para enfim elaborar, com bastante criatividade, um projeto novo e distinto que possibilite a realização de um amor pleno. É neste projeto, em constante realização, que os filhos devem poder ter a alegria de nascer e crescer até a plena maturidade.

UMA REALIDADE DINÂMICA

Ao definirmos a família como uma instituição, como a célula mãe da sociedade, quando a analisamos ou defendemos os seus direitos, queremos nos referir a uma realidade bem definida, que está aí presente, no dia-a-dia, que desempenha um papel concreto na vida das pessoas e da sociedade.

Entretanto, quando adentramos no interior desta ou daquela família, deixando de lado as teorias e descendo ao palco da própria vida, observamos que a família é uma realidade dinâmica, em evolução permanente, nunca a mesma. Percebemos que cada família é um mundo à parte, com propostas e jeitos próprios e que não se repetem.

É neste contexto que os planos de Deus tomam forma e são dados ao homem e à mulher em forma de semente. Deus nos criou à sua imagem, criou-nos no amor para o amor. Criou-nos para que levássemos a semente à plenitude. Deus, aquele que nos criou, pôs em nossas mãos a criação.

Isso é maravilhoso, mas quanta responsabilidade isso pede daqueles e daquelas que Deus chamou a multiplicar as suas pequenas famílias nesta terra onde o mal, muitas das vezes, parece prevalecer sobre o bem.

Nessa luta diária, não é o caso de se espantar, mas é extremamente necessário continuar acreditando naquele que prometeu: “Eu estarei sempre convosco...” (Mt 28,20)

adultério não caia nessa

Adultério
Os mandamentos de Deus proíbem o adultério. A Bíblia diz em Êxodo 20:14 “Não adulterarás.”
Deixar a esposa ou o esposo, por causa de outra pessoa, é legalmente possível, mas é adultério aos olhos de Deus. A Bíblia diz em Lucas 16:18 “Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério.”
Cobiçar a mulher ou o homen alheio é uma forma de adultério. A Bíblia diz em Mateus 5:27-28 “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Como tratou Jesus a mulher adúltera? A Bíblia diz em João 8:10-11 “Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.”
A vontade de Deus é que evitemos imoralidade sexual. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3 “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.”

fornicaçao nao caia nesta tentação

O que é a fornicação?

A dura luta contra as paixões

Entre os pecados contra a castidade (adultério, pornografia, estupro, masturbação, prática homossexual, etc.) está a fornicação, que é a realização do ato sexual entre um homem e uma mulher que não são casados entre si e nem com outros. É pecado contra o sexto Mandamento da Lei de Deus. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) assim explica:

“A fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres. É gravemente contrária à dignidade das pessoas e da sexualidade humana, naturalmente ordenada para o bem dos esposos, bem como para a geração e a educação dos filhos” (CIC § 2353).

Infelizmente, dentro do relativismo religioso e moral que vai penetrando na Igreja, até mesmo na cabeça de alguns sacerdotes, a fornicação entre namorados e noivos vai se tornando corriqueira e muitos a querem justificar e até aprovar. Não é raro ouvir jovens nos dizerem que um padre disse que não é pecado viver o sexo com o (a) namorado (a) se eles se amam.

No entanto, para sermos fiéis a Deus e à Igreja não podemos aceitar essa grave quebra da moral católica. Apresento a seguir algumas passagens bíblicas que mostram como Deus condena a fornicação como pecado grave:

“Guarda-te, meu filho, de toda a fornicação: fora de tua mulher, não te autorizes jamais um comércio criminoso” (Tobias 4,13).

“Envergonhai-vos da fornicação, diante de vosso pai e de vossa mãe; e da mentira, diante do que governa e do poderoso” (Eclesiástico 41,21).

“Mas a respeito dos que creram dentre os gentios, já escrevemos, ordenando que se abstenham do que for sacrificado aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação” (Atos dos Apóstolos 21,25).

“Mas o corpo não é para a fornicação, e sim para o Senhor, e o Senhor é para o corpo” (I Coríntios 6,13).

“Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? (id. v.15)

“Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo” (id. v. 18).

“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo” (id. v. 19-20).

“Receio que à minha chegada entre vós Deus me humilhe ainda a vosso respeito; e tenha de chorar por muitos daqueles que pecaram e não fizeram penitência da impureza, fornicação e dissolução que cometeram” (II Coríntios 12,21).

“Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem” (Gálatas 5,19).

“Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos” (Efésios 5,3).

Penso que essas passagens bíblicas falam por si mesmas e não podem ser anuladas. A Palavra da Igreja é para nós a Palavra de Cristo e de Deus Pai: “Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” (Lucas 10,16). E a Igreja desde sempre ensinou que a vida sexual só é lícita entre marido e mulher unidos pelo sacramento do matrimônio. Diz o Catecismo da Igreja Católica (CIC):

"A sexualidade, mediante a qual o homem e a mulher se doam um ao outro com os atos próprios e exclusivos dos esposos, não é em absoluto algo puramente biológico, mas diz respeito ao núcleo íntimo da pessoa humana como tal. Ela só se realiza de maneira verdadeiramente humana se for parte integral do amor com o qual homem e mulher se empenham totalmente um para com o outro até a morte" (CIC § 2361).

“Pela união dos esposos realiza-se o duplo fim do matrimônio: o bem dos cônjuges e a transmissão da vida. Esses dois significados ou valores do casamento não podem ser separados sem alterar a vida espiritual do casal e sem comprometer os bens matrimoniais e o futuro da família. Assim, o amor conjugal entre o homem e a mulher atende à dupla exigência da fidelidade e da fecundidade” (CIC §2363).

Hoje é terrível a luta do jovem cristão contra o pecado da carne, porque o mundo – “que jaz no maligno” – se movimenta em torno do prazer do sexo, e calca aos pés a sagrada Lei de Deus. Mas não podemos esquecer o que disse o Apóstolo: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23). Conheço muitos que sofrem e que sofreram por se entregarem ao pecado da carne, mas não conheço alguém infeliz por ter lutado contra ele. A Carta aos Hebreus diz que devemos “resistir até o sangue na luta contra o pecado” (Hb 12,4).

É certo que para todos é dura a luta contra as paixões da carne, – para os solteiros e para os casados –, mas é preciso dizer que quanto mais árdua for essa luta tanto maior será a vitória e a glória que daremos a Deus em nosso corpo. A Igreja ensina o remédio contra o pecado: jejum, esmola e oração. Jesus disse aos Apóstolos no Horto das Oliveiras: “Vigiai e orai, o espírito é forte, mas a carne é fraca”. Então, temos de fortalecer a vontade com a penitência, a mortificação, a oração sem cessar, e, sobretudo, a vigilância. Tudo o que entra na alma, entra pelos sentidos (olhos, mãos, nariz, boca, ouvidos); então, é preciso vigiá-los contra tudo que leve excitação para a alma.

Mas, os maiores Remédios que a Igreja põe à nossa disposição continuamente são a Confissão e a Eucaristia; a primeira lava o corpo e a alma da fornicação, e a segunda a sustenta para não cair novamente.

Esta é uma luta que muito agrada a Deus, porque a castidade é uma grande virtude.

a chegada do anti cristo

INTRODUÇÃO

Nesta lição somos brindados pelo o Espírito Santo de Deus, O qual nos revela acontecimentos futuros e ao mesmo tempo nos ensina a refutar as “doutrinas” do anticristo. João, divinamente inspirado nos surpreende, ao trazer para o contexto daqueles cristãos a realidade ou o significado do termo Anticristo, ao falar que “muitos anticristos haviam surgidos do meio deles (I Jo 2.18,19), se referindo principalmente aos Gnósticos que negavam a divindade de Cristo, apesar de terem o Cristianismo em seu contexto filosófico.

Hoje, tanto o Anticristo quanto os anticristos são uma realidade inconteste, obviamente estamos mais perto do fim – existem atualmente muitas heresias além do Gnosticismo, que colocam o Senhor Jesus junto com uma série de deuses e/ou filosofias humanas, não dando a hora e glória devida a Cristo, o Único caminho para a vida eterna (Jo 14.6).

Que nesta aula compreendamos melhor não só o nosso papel; mas sim, desenvolvê-lo como filhos amados.

I. O ESPIRITO DO ANTICRISTO NO MUNDO

Anticristo => anti / Cristo

Anti=> “contra” ou “em lugar de”.

A manifestação do Anticristo é um dos sinais da vinda de Cristo.

A palavra é usada cinco vezes no livro de João. No singular, “anticristo” é usada para identificar um individuo específico destinado a vir no final da história, usurpando o nome e as prerrogativas que pertencem unicamente a Cristo, levantando-se contra tudo que se chama Deus (II Ts 2.3,4), ao passo que no plural “anticristos” identifica pessoas contemporâneas a qualquer geração, que são movidas pelo espírito do Anticristo, sendo contrários a Cristo e ao seu povo ou à sua obra.

1. O terreno está sendo preparado

Os acontecimentos no cenário mundial revelam o cumprimento das Escrituras Sagradas no tocante o surgimento e manifestação do Anticristo. Segue abaixo alguns sinais precursores para tal, que inclusive está praticamente pronto?

ü Globalização em meados da década de 1980;

ü Internet em 1990;

ü Constante organização Geopolítica;

ü União de blocos econômicos;

ü Surgimento do Chip subcutâneo;

ü Nova ordem mundial.

Outros sinais conforme – II Ts 2.3,4.

ü A intensificação da injustiça; aumento da iniqüidade – 2.7;

ü Apostasia das verdades bíblicas – 2.3;

Geopolítica => É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetro principal as informações geográficas - Dn 7.8.

Blocos Econômicos => Conjunto de países que estão organizados em função de interesses econômicos comuns.

Por exemplo: A Área de Livre Comércio (ALCA E NAFTA); Mercado Comum do Sul (MERCOSUL); A Organização Mundial do Comércio (OMC).

Chip Subcutâneo=> Contém todas as informações de que quem colocar desde informações de saúde a entrada em estabelecimentos e custam 200 dólares;

Nova ordem mundial=> Tem sido utilizado para se referir a um novo período no pensamento político e no equilíbrio mundial de poder, é principalmente associado com o conceito de governança global

O Anticristo assumirá grande poder em todas as áreas da sociedade – político (Dn 7.8), comercial e religioso (Dn 8.25; Ap 13.16,17).

2. Prodígios e sinais

Segundo a eficácia de Satanás – 2 Ts 2.9

A Bíblia registra três períodos de múltiplos milagres:

1º. O tempo do Êxodo;

2º. Época de Elias e Elizeu;

3º. Tempo de Cristo e dos apóstolos;

Apesar de desfrutarmos dos milagres de Cristo hoje, o 4º período de milagres está por vir, contudo atribuídos a Satanás (2 Ts 2.9) e para outro grupo de pessoas – “os que perecem” (2 Ts 2.10), eles se aglomerarão em massa, atrás do homem do pecado!

A fé em Deus vem em resposta à sua Palavra, aqueles que não crêem na sua Palavra estão vulneráveis a toda e qualquer falsificação religiosa.

Devemos ficar com a Palavra da verdade, e atentos aos acontecimentos ( Ts 2.9; Mt 24.24).

“AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” I Jo 4.1.

3. Sua aparição

Apesar dos grandes acontecimentos mundiais como já mencionamos acima, não dar para nomear o Anticristo ainda, existe homens influentes na esfera mundial que poderíamos afirmar que são precursores “consciente ou inconscientemente” não podemos afirmar com certeza, que estão configurando o mundo para uma só ordem mundial – uma só moeda, uma só identidade, uma só religião e um só governo.

Místicos americanos dizem que o Anticristo nasceu a 5 de fevereiro de 1962 na Palestina, estaria com 47anos.

O sabemos é que ele irá se manifesta publicamente após o arrebatamento da igreja (2 Ts 2.6,7), contudo já temos visto seu governo se formando.

II. A PESSOA DO ANTICRISTO


Será uma pessoa influente e com inteligência sobrenatural, pois vai impactar o mundo com o seu poder de persuasão (Dn 9.27; Mt 24.24).


1. Sua identidade

A identidade do Anticristo não é algo simples de saber, pois há muitos anos que homens estudiosos buscam saber que é o detentor da insígnia 666. Mas até agora não se sabe, contudo a Palavra de Deus nos mostra umas características desse homem:

Terá um número que lhe servirá de identidade – Ap 13.18;

Será uma personificação do Diabo;

Intelectualmente poderoso – Dn 7.20;
Orador impressivo – Dn 7.20;
Mestre político – Dn 11.21;
Possuidor de grandes habilidades comerciais – Dn 8.25;
Gênio militar – Dn 8.24;
Perito administrador – Ap 13.1,2;
Experto em religião – 2 Ts 2.4.

Outras descrições do Anticristo:

Filho da perdição – 2 Ts 2.3;

O homem do pecado – 2 Ts 2.4;

Iníquo – 2 Ts 2.8;

O Príncipe que há de vir – Dn 7.8;

A besta que sobe do mar – Ap 13.1-10;

A besta da cor de escarlate – Ap 17.3 e

A besta – Ap 17.8,16; 19.19,20; 20.10.

2. Suas atividades

No inicio da sua atuação fará um pacto com Israel por sete anos, restaurando as práticas antigas dos sacrifícios no templo em Jerusalém – Dn 9.20-27;

Declara ser Deus – 2 Ts 2.4;

Exigirá adoração – Ap 13.8;

Rompe o pacto na metade dos sete anos – Dn 9.27;

Proíbe a adoração a Deus – 2 Ts 2.4;

Perseguirá severamente quem permanecer fiel a Cristo – 2 Ts 2.4.

Estas coisas ocorrerão após o rompimento do pacto com Israel e iniciará a grande tribulação – Ap 7.14; 12.17; 13.15.

3. Seu fim

Será na batalha do Armagedon quando o Senhor Jesus vier nas nuvens com a igreja, momento em que o Anticristo será destruído com todo seu exercito e todos quantos lhe seguirem – Mt 24.30; Ap 19.19-21 definitivamente.

III. OS ANTICRISTOS NO MUNDO

Anticristos - Identifica pessoas contemporâneas a qualquer geração, que são movidas pelo espírito do Anticristo, sendo contrários a Cristo e ao seu povo ou à sua obra.

A Bíblia nos mostra advertências feitas por Jesus (Mt 24.11, 24); Paulo (2 Ts 2.7; 1 Tm4.1); Pedro (2 Pe 2. 1-22)

João (1 Jo 2.18; 4.1); Judas (Jd 3,4,12,18) e nas cartas de Cristo às sete igrejas da Ásia (Ap 2.2,6).

Em nossos dias não é diferente, eles estão por toda parte.

Você conhece algum?

1. Saíram do seio da igreja

É difícil de perceber os falsos mestres, pois as suas iniqüidades são cometidas as escondidas, como os fariseus, vivem de uma aparência cristã verdadeira, mas são o joio no meio do trigo, são lobos com pele de ovelhas (Mt 7.15), são pastores que pastoriam a si mesmo (2 Pe 2.3).

Fica claro que os “anticristos” ou falsos mestres de quem João escreve se apresentavam como sendo crentes, eles eram descobertos pelas diferenças de ensinos e caráter, quando eram vistos não mais fingiam e saíam da congregação.

O ímpio não permanece na congregação dos justos – Sl 1.5

2. Negavam à sã e principal doutrina cristã

Os anticristos, se levantam sutilmente contra os atributos divinos de Cristo, que são a sua verdadeira humanidade e sua plena divindade.

Mas como isso acontece?

Eles afirmam meias verdades, professam a Cristo mas não na sua plenitude, não a Cristo como o Único caminho para a vida eterna; acreditam que Jesus foi um homem perfeito e não como o Cristo, o mais interessante é que usam a Palavra de Deus para fundamentar suas heresias.

Mas quem não tem o Filho não tem o Pai, não tem o Espírito Santo e não têm a vida eterna – 1 Jo 2.23

Qualquer cristianismo muito fácil ou muito complicado ou ainda fundado em aparições de seres angelicais não procede de Deus, o evangelho do Senhor Jesus Cristo é simples Gl 1 7-9.

3. Queriam enganar os fiéis

O objetivo dos anticristos é exatamente tirar o foco do verdadeiro Cristo, Satanás nos últimos dias tem trabalhado e arregimentado um exército de falsos profetas e doutores que usam a Palavra de Deus para pregar um reino material (Mt 6.19-21), um evangelhos sem perseguições (Jo 15.20), um evangelho sem aflição (Jo 16.33), banalizam a graça de Deus (Rm 6.1).

Portanto devemos examinar os espíritos (1 Jo 4.1) não julgando precipitadamente, mas por amor ao evangelho genuíno e em defesa da fé em Cristo, mas é preciso ter o Espirito Santo e manejar bem a Palavra da verdade (At 17.11).

CONCLUSÃO

Meus queridos e amados irmãos quando estudamos assunto como esses sentímo-nos impactados com a sua atualidade, o quanto esse mal tem se espalhado e tem trazidos grandes prejuízos ao evangelho de Cristo, digo os “anticristos” e o que dizer do Anticristo? Estamos nos últimos momentos, que venhamos a cada dia nos aproximar mais de Cristo, da sua simplicidade e humildade, assim seremos mais parecidos com Ele e não vamos cair nas ciladas de Satanás e seus adeptos.

namoro cristão

Definição de Namoro - Fase de conhecimento social e amoroso entre um homem e uma mulher que pretendem se casar. Segundo o Dr. Aurélio significa dentre outros, cativar, amar, cativar, atrair, cortejar, etc. Para alguns teólogos é a fase do conhecimento. Namoricos: Atualmente, de acordo com a Região, existem muitas palavras de indicam um namorico. Flerte, paquera, esbarro, esbarrão, tapa, xaveco, ficar, etc. Entendendo que estes tipos de ajuntamento não se enquadram nos padrões ético-cristãos.

Namoros não recomendáveis
Namoro à moda mundana como fazem alguns famosos. Muitos são arranjados ou simplesmente por interesses; outros não menos perigosos como: Interesse dos pais, Cobertura financeira.

Namoro do cristão
Os namorados se relacionam compromissados visando a um futuro noivado e matrimônio dentro do modelo social familiar, priorizando um profundo amor, e nunca a paixão.

?Epístola de Paulo aos namorados?
Seria mais cômodo se o Apóstolo Paulo tivesse escrito uma Epístola aos namorados e constasse: ?O rapaz, ao atingir a maioridade e quiser namorar, deverá amar preferencialmente uma moça, membro de sua denominação cristã; em seguida comunicar o seu interesse aos seus pais, que, se de acordo, comunicará ao pastor presidente?. Seria bom? Claro que não, o melhor é o que está posto. O jovem o direito de escolha. Deus por Sua Sabedoria o paradoxo - Por Soberania faz o que quer e pelo Arbítrio o jovem escolhe.

Padrão
Alguns líderes espirituais que proíbem aos namorados andar de mãos dadas, abraçar, encontrar-se a sós, beijo na boca. Alguns limitam a idade, outros conferem a situação no rol de membros, etc. Creio que os verdadeiros guardiões devem ser os próprios pais ou seus prepostos. Eles têm maior conhecimento e podem atuar dentro das verdadeiras necessidades e nos assuntos íntimos.

Não existe um código de conduta para namorados, mas alguns princípios, se forem observados, certamente irão contribuir em muito.

Antes
? Orar a Deus para que o coração não se enamore pela pessoa errada;
? Procurar alguém que confesse a mesma fé;
? Ter cuidado com as profecias dos Vasos;
? Não desprezar conselhos dos pais.

Durante
? Ter uma vida de oração, leitura da Palavra de Deus e jejum;
? Participar de todos os eventos possíveis programados para a juventude da igreja;
? Observar horário e dias do namoro;
? Evitar ficar a sós ou em local suspeito;
? Não conversar sobre quaisquer assuntos que despertem a libido;
? Não se expor com assuntos que possam deixar desconfortável caso o namore termine;
? Solicitar ajuda aos pais ou preposto, ou o pastor responsável para assuntos de difícil decisão;
? Ser fiel e amar sinceramente, ?tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai?. Fp 4.8
? Só proceder de forma exemplar para o mundo, ?Vós sois o sal da terra... a luz do mundo?, Mt 5.13,14.
? Só tratar de assuntos relativos ao noivado quanto estiver certo da decisão de casar.

Depois
Caso venha terminar o namoro
? Não comentar com terceiros sobre o namoro;
? Não divulgar defeitos ou virtudes;
? Continuar amigos e manter o respeito como da forma anterior.

Terminando um namoro
O período de namoro é visto pela sociedade como um compromisso menos relevante do que o noivado; o que pode ser conferido ao observar a pouca repercussão resultante do seu fim. Portanto, o casal não deve continuar, se perceber que não tem motivação que o leve até o fim.

Castidade
Os namorados e os noivos devem permanecer castos até a celebração do seu matrimônio. Os que perderam a sua virgindade antes de aceitar a Cristo como Salvador, ou por outros motivos, não estão isentos deste dever; devem se guardar até à celebração do seu matrimônio. Por outro lado quando o casal se controla nas carícias sensuais acaba valorizando em muito a sua lua-de-mel. Convém fazer uma analogia das jóias preciosas que as guardamos melhor quando valem mais.
Dia dos Namorados ? é uma importante data comemorada a 12 de junho.

Amor e a Paixão

Na visão do Professor, Pr. Ivan da Silva de Souza

Amor - É controlado, É gradativo, Esfria lentamente, Não se transforma em ódio, Busca a qualidade do caráter, Apresenta-se como de fato o é, Procura dar mais do que recebe,

Paixão - É descontrolada, É súbita do início e término, Esfria subitamente, Transforma em ódio, Busca só a aparência, Não se apresenta como o é de fato, É egoísta.

O jugo desigual
O jugo, ou canga é uma peça de madeira, de formato simétrico, que se coloca no pescoço dos bois; tem cordas ou correntes amarradas para puxar o carro ou arado. A formação de juntas com animais diferentes comprometerá o seu desempenho por serem incompatíveis. A Palavra de Deus se posiciona claramente sobre a necessidade de igualdade de jugo. ?Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis? 2 Co 6.14 ?Com boi e com jumento juntamente não lavrarás? Dt 22.10. ?não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo, não semearás semente de mistura, e veste de diversos estofos misturados não vestireis? Lv 19.19.
Avaliação de compatibilidade
Durante o período de namoro deve fazer uma séria avaliação das possíveis desigualdades. No começo do relacionamento é mais fácil fazer ajustes para evitar um maior sofrimento no futuro.
Algumas desigualdades que devem ser consideradas e tratadas
Religiosa, Profissional, Social, Cultural, Lazer, Psíquica, Física.

Pontos de vista
Primeiro ? O cristão não deve, de forma alguma, namorar ímpios. Este grupo usa como respaldo o texto de Paulo em 2 Co 6.14-17.

Segundo ? A decisão é pessoal. Cada caso é um caso. Deus pode tocar no coração do não convertido e torná-lo um verdadeiro cristão ao longo do processo.

Terceiro - Define radicalmente que a comunhão entre crente e descrente no namoro não tem nada a ver. Citam, ?De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus?, Rm 14:12.
Dizem que em toda regra há exceção, entretanto é mais seguro ficar com o primeiro grupo.

Eu dependo da graça de Deus

depressão o mal do século

Depressão, mal do Século
Quando você ouve a história de alguém com problemas nessa área, vendo seu rosto, a depressão deixa de ser artigo de revista para se tornar algo real, que pode acontecer a qualquer um.

Já virou lugar-comum dizer que a depressão é o mal do século. Aliás, ela já o foi no século passado, e adentrou no terceiro milênio com força total, alavancada por uma série de fatores típicos da modernidade, como o estresse da vida moderna, a falência dos relacionamentos interpessoais e, mais recentemente, o agravamento da crise econômica global. A Organização Mundial da Saúde considera a depressão como a segunda maior causa de deficiência no mundo, depois apenas das doenças cardiovasculares, e a expectativa é que se torne a número um nos próximos dez anos. Nos Estados Unidos, de cinco a 10% dos adultos experimentam os sintomas da depressão. Mais de 25% das pessoas enfrentarão a depressão em algum momento de suas vidas, e quinze por cento dos adultos americanos fazem uso constante de medicamentos antidepressivos.

Como explicar esses números? Em parte, eles são resultado de uma dupla mudança nas atitudes culturais sobre depressão. Grupos como a Aliança Nacional em Doenças Mentais e companhias farmacêuticas têm agressivamente promovido a idéia de que ela não é uma falha característica, mas um problema biológico – doença, mesmo – e precisa de uma solução biológica, ou seja, terapia medicamentosa. E, de tão disseminada, já não é algo a ser escondido. Consequentemente, a depressão saiu do armário. Alguns críticos argumentam que, junto com a epidemia de depressão, vem um baixo diagnóstico limiar. Os professores Allan Horwitz e Jerome Wakefield, autores de A perda da tristeza, alertam que os psiquiatras deixaram de fornecer espaço para as agruras emocionais de seus clientes ou aqueles altos e baixos usuais da vida, rotulando até flutuações de humor como sintoma depressivo.
Críticos como Horwitz e Wakefield estão certos em parte. É verdade que profissionais e instituições de saúde mental tenham baixado o limiar para o reconhecimento da enfermidade, o que faz com que outros sintomas, muitos deles passageiros e circunstanciais, sejam diagnosticados como depressão. Por outro lado, ainda que se trace o quadro da depressão nos Estados Unidos ao longo dos últimos 20 anos usando um critério fixo, será notado um crescimento significativo na ocorrência de novos casos. Então, apesar de os números poderem estar inflados, esse solavanco inquestionavelmente serve para as margens de lucro das empresas farmacêuticas, que têm um substancial e documentado crescimento para tentar explicar.

Sofrimento emocional – Depressão é geralmente diagnosticada quando o paciente exibe um ou ambos dos dois sintomas principais – humor depressivo e falta de interesse nas atividades do dia a dia, junto com quatro ou mais sintomas como sentimentos de inutilidade ou culpa inapropriada, diminuição da habilidade de se concentrar ou tomar decisões, fadiga além do normal ou do razoável em face da própria rotina e agitação psicomotora (caracterizada quando a pessoa não consegue se aquietar), insônia ou excesso de sono. Pode haver também queda ou aumento significativo de peso ou apetite, além de, nos casos mais extremos, pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.

A definição clínica é estéril, entretanto, é falha em capturar a principal característica da pessoa que sofre severamente de depressão: o sofrimento emocional. Não se trata simplesmente de um estado da mente ou um modo negativo de ver a vida, mas de algo que afeta o corpo físico também. Sinais de um episódio significativo de depressão incluem avaliações negativas e sem razão de amigos, da família e de si mesmos, dor emocional e problemas físicos. A nossa sociedade colheu benefícios consideráveis da fusão como ampla rede e assumindo que tudo que é adquirido é uma doença.

Agora, doentes e seus familiares estão mais sintonizados com a carga emocional do sofrimento da depressão, e contam com medicações que combatem esses fatores. É um ganho significativo. Por outro lado, a definição ampla como uma doença também traz consequências desfavoráveis. Esse modelo reconhece certamente o aspecto biológico da natureza humana e a possibilidade de que seja inteiramente desordenado; porém, falha em considerar outras dimensões no jogo. Por exemplo, o modelo da doença ignora ambientes sociais como possíveis contribuintes para o desencadeamento do processo depressivo, visualizando as pessoas deprimidas como indivíduos isolados com uma forte fronteira entre o limite de seu corpo e tudo do lado de fora. Pessoas depressivas são reduzidas a corpos quebrados e cérebros que precisam de conserto. Ainda que o aspecto biológico da depressão seja mais complexo que um simples desequilíbrio químico, a enfermidade é associada, não obstante, como regulação insignificante dos mensageiros químicos do cérebro, como a serotonina.

Hospital de Deus – A igreja é o hospital de Deus. Sempre foi cheia de pessoas “no conserto”, já que o próprio Cristo enfatizou que não veio para os que se consideram sãos, mas para os doentes. Não deve ser surpresa, então, que os depressivos estejam não somente nos hospitais e clínicas, mas nas igrejas também. Contudo, a depressão permanece tanto familiar quanto misteriosa para pastores e líderes, para não mencionar aqueles que dividem o banco de igreja com pessoas depressivas – quando não são os próprios a experimentá-la. É claro que todo mundo já experimentou um dia “para baixo”, frequentemente por nenhuma razão clara. Mas a profundidade de uma depressão severa permanece um mistério – e já atormentava gente como Davi, que no Salmo 31 traça acerca de si mesmo uma descrição típica de um deprimido: “Seja misericordioso comigo, ó Senhor, pois estou em aflição; meus olhos se consomem de tristeza, e minha alma e meu corpo, de desgosto. Minha vida é consumida pela angústia e meus anos pelos gemidos. Minha força falha por causa da minha aflição, e meus ossos estão fracos.”
Depressão severa é frequentemente um mal além de qualquer descrição. E quando tais profundos e dolorosos sentimentos não podem ser explanados, eles cortam o coração de um ser espiritual. Se as igrejas querem efetivamente ministrar a pessoas nesta condição, elas devem contar com toda a complexidade do ser humano. Estudos de grupos religiosos – de judeus ortodoxos a cristãos evangélicos – revelam evidências de que a fé não os imuniza contra seus sintomas, embora muitos pensem o contrário. Em uma típica congregação de 200 adultos, 50 vão experimentar depressão em algum momento de suas vidas, e no mínimo trinta fazem uso de algum antidepressivo.

O problema é que, além das causas tipicamente biológicas, pensamentos distorcidos contribuem para o desencadeamento da depressão. Aqueles que são depressivos não se avaliam rigorosamente – ou seja, tendem a pensar simplesmente que não são tão bons quanto os outros –, e constantemente depreciam o próprio valor. Aaron Beck, o pai da mais popular psicoterapia de hoje, a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), propõe que a depressão deriva em grande parte dessas distorções cognitivas. Quando usados sensatamente, antidepressivos e terapia comportamental cognitiva podem restaurar a estabilidade nos indivíduos de negociar melhor os desafios do dia-a-dia.

Para aqueles que estão no auge da depressão paralisante, os efeitos dos remédios e da TCC podem levar à gratidão pela graça comum. Eles deveriam agradecer. Essas aproximações nem providenciam muita ajuda em entender o mais fundamental e intratável problema do qual a epidemia da depressão é um sintoma. Essa aproximação provê alívio necessário, mas não respostas ou prevenção. Os modelos médicos fizeram sucesso rápido porque eles podem somente ir tão longe quanto sua compreensão do tema do problema irá levá-los. E tratam do mesmo assunto: o ser humano.

As instituições culturais e autoridades podem até algumas vezes tratar o ser humano como se fossem apenas cérebros em corpos, mas isso não faz com que pessoas de fato limitem-se a esta equação. Para aqueles com olhos para ver, a epidemia da depressão é uma testemunha da complexa natureza humana. Em particular, ela nos lembra que somos criaturas sociais e espirituais, assim como físicas, e que as aflições da sociedade caída estão frequentemente gravadas nos corpos dos seus membros. Na verdade, algumas vezes um episódio que parece com quadro depressivo não indica que o corpo humano esteja funcionado mal – a dor emocional pode ser uma resposta apropriada para o sofrimento em um mundo errado.

Chorar com os que choram – O autor do livro bíblico das Lamentações pode ter sentido dor quando contemplou a destruição de Jerusalém, por volta do ano 588 a.C. “ Já se consumiram os meus olhos com lágrimas; turbada está a minha alma; o meu coração se derramou pela terra por causa do quebrantamento da filha do meu povo, pois desfalecem os meninos e as crianças de peito pelas ruas da cidade.”

Os cristãos são chamados para chorar com os que choram e receber sua dor emocional como resultado da empatia. Se a Igreja crescer adormecida para a dor e sofrimento que a cerca, perderá sua humanidade. O ensinamento de cristão sobre o pecado e seus efeitos liberta a Igreja da surpresa sobre o estado desordenado do assunto humano. Ela pode reconhecer os efeitos do pecado tanto dentro quanto fora e apontar para Deus, que ressuscitou o único que entrou completamente na condição humana e foi capaz de quebrar o poder do pecado, da morte e do inferno.
Aqueles que suportam as marcas da perda da esperança em seus corpos precisam de uma comunidade que lhes aponte o caminho. Eles precisam de comunidades que exercitem a esperança novamente e se deliciar nas promessas de Deus para o mundo vindouro. Eles precisam ver que essa grande promessa, assegurada pela ressurreição de Cristo, compele o ser humano a trabalhar no meio dos destroços na esperança. E fazendo isso, a Igreja provê aos seus membros depressivos uma esperança plausível e lembrança tangível da mensagem que eles mais precisam ouvir: Esse pecado, cravado na realidade, não tem a última palavra. Cristo, consagrado na sua Igreja, é a solução final.

MINHA VIDA COM OS ANTIDEPRESSIVOS

“Comecei a tomar antidepressivos há oito anos. Eu era solteiro e bastante envolvido com a vida religiosa e PhD em Teologia. A combinação do estresse da academia, o estilo de vida solitário e um ambiente espiritualmente tóxico me enviou para uma severa depressão. Felizmente, havia ganhado bastante experiência no assunto com outras crises ao longo da vida, já que o problema também era hereditário, e reconheci o que estava acontecendo em tempo de buscar ajuda profissional. Dentro de poucas sessões, meu terapeuta cristão me recomendou antidepressivos. Eu nunca os tinha tomado antes e tive resistência inicialmente, mas minha depressão era tão intensa que eu logo concordei em tentar.

“Os resultados não foram rápidos ou miraculosos. Dentro de semanas, minha depressão piorou. Eu já não me sentia sobrecarregado ou que Deus estava longe de ser encontrado. Eu estava isento de confusão e paralisia mental para tomar decisões importantes em minha vida que levaram, entre outras coisas, ao casamento e família que hoje eu tenho. Os remédios, combinados com aconselhamento, melhoraram sensivelmente a minha vida. Meu terapeuta recomendou que eu continuasse os tomando – definitivamente, se necessário –, o que fiz pelos seis anos seguintes. Mas, lentamente, percebi que a medicação estava me afetando de uma maneira que não me agradava. Comecei a ficar realista e impaciente, insensível e espiritualmente complacente. Os antidepressivos faziam com que me sentisse bem mesmo quando eu não deveria. Parecia que eu flutuava sobre as circunstâncias da vida, envolvido numa esfera farmacêutica de impenetrabilidade emocional.

“E então, pouco menos de dois anos atrás, eu parei de tomar medicamentos para depressão. Sou grato a Deus pelo modo como eles me ajudaram quando eu estava em crise e os recomendaria a outras pessoas em situação semelhante. Mas estou desconfiado do modo com que os antidepressivos podem nos acostumar a sentimentos como compaixão, aflição, culpa e arrependimento – emoções que são essenciais para a maturidade espiritual. E o pior é que a sociedade vê essas drogas como uma espécie de saída mágica. Antidepressivos são uma vantagem para quem verdadeiramente precisa deles, mas não são uma panacéia para a condição humana.”

Joel Scandrett é sacerdote anglicano e instrutor-adjunto de teologia na Faculdade de Wheaton

LUZ NA ESCURIDÃO

“Eu tenho uma doença crônica mental, uma desordem cerebral que costumava ser chamada de depressão maníaca, mas agora é denominada, menos ofensivamente, de desvio bipolar. Comecei minha jornada no mundo da doença mental com uma depressão pós-parto depois do nascimento do meu segundo filho. Procurei ajuda de psiquiatras, assistentes sociais e profissionais de saúde mental. Submeti-me a terapia ativa com sucessivos profissionais por muitos anos e recebi prescrições de muitos medicamentos psiquiátricos, que pouco aliviaram meus sintomas. Cheguei a ser hospitalizada e recebi até tratamentos terapêuticos eletroconvulsivos. Tudo isso ajudou, eu devo dizer, apesar da minha repugnância a remédios e hospitais. Esse processo todo ajudou-me a reconstruir algo de mim mesma, e pude continuar a ser a mãe, sacerdotisa e escritora que acredito que Deus quer que eu seja.
“O problema era que, durante esse período de doença, eu me perguntava frequentemente o porquê de tudo aquilo, ou seja, como uma cristã de fé poderia ser submetida àquela tortura da alma? E como eu poderia dizer que aquilo não tinha nada a ver com Deus, que é o pressuposto dos psiquiatras em geral, para quem a fé é geralmente encarada como uma muleta, ou, pior ainda, sintoma de doença? E ainda como eu poderia confessar minha fé nesse Senhor que era “socorro bem presente na tribulação”? E se minha depressão tivesse alguma coisa a ver com pecado, punição ou castigo divino? E se eu fosse, para usar uma frase de Jonathan Edwards, simplesmente um “pecador nas mãos de um Deus irado”?

“Mas depressão não é só tristeza ou aflição. Depressão não é somente pensamento negativo, ou simplesmente ‘estar para baixo’, como se diz. Depressão é como estar andando descalço no vidro quebrado, sentindo o peso do corpo moer ainda mais os fragmentos que nos ferem. Quando eu estou depressiva, todo pensamento, toda respiração, todo momento consciente machuca. E, com o meu problema de bipolaridade, muitas vezes acontece o oposto – sinto-me cintilante, tanto para mim mesma, e em minha imaginação, como para o mundo todo. Mas mania é mais que velocidade mental, euforia ou gênio criativo no trabalho. Algumas vezes, quando aponta para uma psicose desabrochada, pode ser aterrador. A doença mental não nos permite simplesmente tirar o corpo fora: não há como se salvar pelos próprios esforços.

“No meu caso, a fé oferece um mundo de esperança real, encontrada no Cristo crucificado. Nos meus cantos de doença mental, o entendimento da esperança cristã me dá conforto e encorajamento, mesmo se não houver alívio dos sintomas. A ressurreição de Cristo mata até o poder da morte, e promete que Deus irá tirar toda lágrima no último dia. O sofrimento não é eliminado pela ressurreição, mas transformado por ela – mas nós ainda temos lágrimas no presente. Nós ainda morremos. Mas toda a Criação será redimida da dor e da aflição. A aflição e tristeza não existirão mais. As lágrimas acabarão. Até cérebros doentes como o meu serão restaurados.”

Kathryn Greene-McCreight é pastora da Igreja Episcopal de São João, em New Haven, Connecticut, e autora do livro A escuridão é minha única companheira: A responsabilidade cristã para a doença mental (Brazos Press, 2006)

“A igreja deve formar comunidades autênticas”

Jonh Ortberg é um escritor e pregador muito conhecido. O que muitos não sabem é que, além de mestre em divindade, ele também é Ph.D em psicologia pelo Seminário Teológico Fuller e escreveu dois livros sobre depressão. Ortberg é o pastor mais antigo da Igreja Presbiteriana de Menlo Park, na Califórnia. Com larga experiência teórica e prática em gabinetes, o religioso conhece bem o drama de crentes que sofrem de depressão e, muitas vezes, sentem-se fracos na fé devido à doença.

CRISTIANISMO HOJE – Como as igrejas podem ajudar as pessoas a entender melhor a depressão?
JOHN ORTBERG – Nós vivemos um tempo em que as pessoas tendem a usar a linguagem psicológica para questões espirituais. Mas existem linhas divisórias, não muito claras, entre o que é fisiológico, o que é psicológico e o que é espiritual. É importante para as igrejas admitir essa complexidade. O que influencia nosso comportamento, e o que determina nosso nível de responsabilidade, são questões muito complexas. Simplificando as coisas nós não ajudamos em nada as pessoas.

Como o ministério da Menlo Park ajuda pessoas depressivas na congregação?
Um dos ministérios mais apreciados na nossa igreja é o HELP [“socorro” em inglês e sigla formada pelas iniciais de esperança, encorajamento, amor e oração), voltado para quem está sofrendo problemas de saúde mentais e emocionais. É um grupo de suporte para essas pessoas e suas famílias. Para quem sofre de depressão, a coisa mais importante é fazer parte de uma comunidade onde outras pessoas dividem as mesmas lutas, falam a mesma linguagem e são capazes de suportar as cargas uns dos outros. Temos também um ministério de diáconos que providenciam vários níveis de cuidado, com conselheiros profissionais. Periodicamente, alguém que faz parte do HELP conta seu testemunho em nossa igreja.

Qual o benefício desse tipo de exposição?
Quando você ouve a história de alguém com problemas nessa área, vendo seu rosto, a depressão deixa de ser artigo de revista para se tornar algo real, que pode acontecer a qualquer um. Isso abre o coração das pessoas. Nomear a condição humana e a realidade do sofrimento tem um efeito iluminador para cada pessoa que ouve isso, mesmo que ela não possa fazer as coisas da mesma forma.

Que medidas preventivas a igreja pode tomar a fim de combater a depressão?
A maior contribuição que uma igreja pode dar é formar comunidades autênticas, onde uma conexão íntima entre os membros é fomentada.