Seguidores

chat

name="chat" flashvars="id=45740844&xc=2336&cn=1231500362&gn=gospeladoracao" allowscriptaccess="sameDomain" type="application/x-shockwave-flash" pluginspage="http://xat.com/update_flash.shtml" width="500" align="middle" height="450">

segunda-feira, 26 de abril de 2010

IDEIAS PARA GINCANAS JOVENS

GINCANAS EVANGELICAS PREPARE UMA OS JOVENS VÃO SE DIVERTIR









OBJETIVOS
Muitos são os objetivos desta gincana, mas o principal deles é a integração dos jovens com outros jovens e com a igreja em que eles atuam.
Por se tratar de um trabalho voltado para os jovens devemos incluir nele todos os jovens que fazem parte desta igreja não nos prendendo apenas aos que são componentes do núcleo de jovens evangélicos – AD Aeroclube.
Há também metas muito importantes que visamos alcançar com a realização desta gincana. Ei-las: Reintegrar ao núcleo jovem, todos os que decidiram se afastar dele; Angariar fundos para o caixa da mocidade para que possamos investir em play backs, cds, instrumentos musicais e outros materiais de interesse do dos jovens.

Para que todos estes objetivos se concretizem, contamos com sua colaboração, seu apoio e suas orações.









REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA GINCANA
1. É preferível, que o jovem participante seja desta igreja.
2. Seja portador de um bom testemunho perante a sociedade e a igreja.
3. Saiba respeitar as decisões da comissão de jurados.
4. Participar de todas as reuniões que antecederem a realização da gincana.
5. Colaborar na medida do possível para o bom desempenho da gincana.



REGRAS, PONTOS, PENALIDADES E CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES

Regras

1°-Só participará da gincana o jovem que atender todas as especificações listadas no item: “Requisitos básicos para participar da gincana”, na página anterior.
2º-A comissão organizadora ficará com responsabilidade de separar os componentes de cada equipe, evitando assim que equipes fiquem muito “fortes” ou muito “fracas”.
3º-As equipes terão um número exatamente igual de participantes para evitar que ocorra injustiça durante as realizações das tarefas propostas.
4º-As equipes serão mistas, formadas por pessoas de ambos os sexos.
5º-As equipes devem escolher um nome, um líder e uma capitã até a data prevista para o encerramento das inscrições.
6º-As equipes devem fazer o pagamento da taxa de inscrição à pessoa indicada pela comissão organizadora, dentro do prazo pré-estabelecido.
7º-Cada equipe deverá convencer uma pessoa da igreja (que não esteja participando da gincana) a ser o tutor da equipe.
8º-Cada participante estará inserido em uma equipe e se porventura ele cometer alguma falta, a mesma resultará em penalidades para toda a equipe.
9º-cada equipe deverá ser subordinada ao seu líder e deverá apóia-lo em suas decisões.
10º-Não será permitido aos participantes da gincana, trocar de equipe.

Pontos

1º-Os pontos serão dados após a tarefa solicitada por uma comissão de jurados previamente selecionada pela comissão organizadora.
2º-A nota máxima será 10(dez) e a nota mínima será 7(sete).
3º-Mesmo que a equipe não complete a tarefa com aproveitamento, deverá receber a nota mínima estipulada (sete) por sua participação.

4º-Os integrantes da comissão de jurados terão plena liberdade para avaliar as equipes.
5º- Ao final de cada dia, se fará à leitura da classificação das equipes e será mencionado (a) se sofreram alguma penalidade.

Penalidades
Será penalizada com a perca de pontos (de 0 a 10), a equipe que:
1º- Desrespeitar as regras da gincana.
2º- agir de forma leviana ou imprudente.
3º- possuir componentes faltosos ou que ajam de algum modo que venham causar escândalo à igreja de Cristo.
4º- Não obedecer às diretrizes propostas pela comissão organizadora.
5º- Exercer alguma atividade alimentícia (mascar chicletes, comer pipocas, doces, etc.) durante os estudos e seminários.
6º- Conversar de tal maneira venha causar algum incomodo ao palestrante convidado.
8º- Possuir algum componente que não tenha trazido a bíblia para os estudos.
9º- Tiver pelo menos um de seus componentes sem o crachá de identificação que será distribuído com o nome de cada um e a identificação da equipe a qual ele pertence.
10- reclamar com a comissão de jurados, usando palavras de baixo calão tais como: “houve enrolada, isso é roubo e etc.”.

Classificação das equipes

1º- As equipes serão classificadas a partir da primeira colocada até a ultima. Cabendo a primeira colocada o título de vencedora da gincana.


ATIVIDADES NA IGREJA

A gincana ocorrerá em dois locais, um local será para realização das atividades externas ou de campo, e o outro será a igreja, onde ocorrerão as devidas atividades que só seriam passíveis de realização se ocorressem no templo.
As atividades principais que ocorrerão no templo serão:
1. Debates bíblicos. Será debatido entre as equipes, algum tema polêmico.
2. Perguntas bíblicas.
3. Representações de personagens bíblicos.
4. Estudos em grupos divididos por faixa etária ou por sexo. Tratando de assuntos relacionados à sexualidade e outros assuntos de interesse jovem. (Durante os estudos em grupos cultos ou seminários, não haverá disputa entre as equipes, o que irá contar pontos para as equipes será apenas a presença de seus componentes.).
5. Culto do filho pródigo. Esta reunião será feita preferencialmente à noite e toda sua programação será voltada para as pessoas que se afastaram dos caminhos do Senhor. Ganhará a nota máxima à equipe que trouxer para a igreja o maior número de pessoas afastadas da igreja.
6. Escola bíblica. Ganhará a nota máxima à equipe que tiver o maior número de componentes matriculados e participando da escola bíblica independente de qual classe eles pertençam. Também ganhará pontos a equipe que conseguir trazer todos os componentes para participarem da escola bíblica.
7. Evangelização. Ganhará a maior nota à equipe que tiver o maior número de componentes presentes no domingo pela manhã dispostos a saírem para evangelização.
8. Culto da mocidade. Ganhará a nota máxima, à equipe que conseguir trazer o maior número de pessoas não crentes para ouvirem à palavra de Deus.



ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA IGREJA

CADA EQUIPE DEVERÁ:

1. Escolher um dos componentes para decorar um capítulo bíblico previamente selecionado pela comissão organizadora, e apresentá-lo sem erros.
2. Compor uma música para um versículo selecionado pela comissão Organizadora, obedecendo todos os acentos e sinais que porventura o versículo venha ter. Ganhará a nota máxima à equipe que compor a mais bela música segundo a visão dos jurados.
3. Criar uma peça e representar um personagem bíblico. Ganhará a nota máxima à equipe que se sair melhor aos olhos dos jurados.
4. Recolher o maior número possível de donativos para a assistência social da igreja.
5. Escolher um dos componentes para cantar um hino em outro idioma.
6. Escrever uma carta para um missionário encorajando-o.
7. Compor uma poesia baseada em um texto bíblico selecionado pela comissão organizadora.
8. Participar ativamente da leitura dos textos solicitados pelo Pastor durante a explanação da palavra de Deus nos cultos de ensino.
9. Ter um recepcionista durante os cultos de domingo, para cumprimentarem os visitantes e acomodá-los confortavelmente.
10. Ensaiar e cantar um hino com todos os componentes.


ATIVIDADES DE CAMPO.
VOLTAR AO ÍNDICE
Serão realizadas em um local que não seja o templo; preferencialmente em um ginásio ou colégio, e será a parte dinâmica da gincana.
As atividades de campo exigirão dos participantes: força, raciocínio e inteligência.
Por serem muitas atividades, apenas algumas serão listadas aqui. As outras que por aqui não se encontrarem, serão consideradas como o “elemento surpresa”.
Atividades “financeiras” que serão propostas para todas as equipes:
1. Ganhará a nota máxima, a equipe que conseguir reunir o maior número de moedas de 10 centavos.
2. Ganhará a maior nota à equipe que conseguir vender mais bilhetes de uma rifa que será organizada pela comissão organizadora.

Atividades gerais:
1. Cada equipe deverá confeccionar (durante a execução das outras atividades), uma faixa colorida com o material de pintura que será distribuído para cada líder. Não poderá haver ajuda de outras pessoas que não sejam os integrantes das equipes.
2. Cada equipe deverá criar um grito de guerra.
Atividades que só serão explicadas na hora:(caso você não conheça as atividades abaixo, me envie um e-mail que eu lhe explicarei como executa-la-las).
1. Moisés no cesto.
2. “Briga” de galo.
3. Quem sou eu?
4. Mapa da mina.
5. Desfile de jornal.
Além dessas atividades, existem muitas outras que não serão listadas aqui, pois constarão como elemento surpresa para darem mais “sabor” à gincana.


PREMIAÇÃO
A equipe que for classificada em primeiro lugar receberá um certificado de Honra ao mérito, além de um prêmio que será decidido durante a primeira reunião que houver com os líderes de cada uma das equipes.
As equipes que forem classificadas a partir do segundo lugar, receberão um certificado em que conste nele sua devida classificação. Será discutido com as lideranças das equipes e a tesouraria a possibilidade de oferecer um premio simbólico a todos os participantes.
























PROGRAMAÇÃO PARA OS ESTUDOS BÍBLICOS

O material a ser usado durante os estudos bíblicos é o livro editado pela CPAD cujo título é: Uma palavra sobre sexo, drogas e rock in’Roll.
Os estudos que serão ministrados durante a gincana serão aplicados em quatro dias não consecutivos.
O assunto a ser abordado é SEXO, subdividido em quatro seções.
1. Seria Deus o grande desmancha-prazeres?
Durante o estudo desta seção os jovens devem: ser guiados a examinarem o que a bíblia diz sobre a sexualidade; descobrir que Deus se interessa profundamente por eles e que a sexualidade é uma dádiva divina para nós; agradecer a Deus pela benção do sexo, e orar por um entendimento bíblico da sexualidade.
2. Influências.
Durante o estudo desta seção os jovens deverão: entender e examinar a influência da mídia sobre a sexualidade; descobrir como a opinião bíblica difere da opinião da mídia no que diz respeito à sexualidade; identificar de que modo à mídia tem influenciado negativamente a juventude.
3. Aceitando o desafio da pureza sexual.
Durante o estudo desta seção, os jovens devem ser levados a: examinar a possibilidade de levar uma vida de abstinência sexual até o casamento; descobrir as bases bíblicas que os impulsione a entregar seus corpos e critério sexual a Deus; decidir-se a aceitar o desafio da pureza sexual, honrando a Deus com seus corpos.
4. Até onde é permitido chegar?
Durante o estudo desta seção os jovens devem ser levados à: examinar a tão debatida questão: até onde é permitido chegar? Descobrir os princípios de Deus
A fim de estabelecer as normas para sua vida sexual; fixar princípios bíblicos para o sexo.
Como trabalhar este conteúdo?
Este programa deve ser trabalhado durante o período da gincana, e por se tratar de assuntos polêmicos e pessoais, iremos dividir os jovens em dois grupos: um formado por jovens do sexo masculino e o outro pelas moças.

A pessoa que ficará responsável por repassar esses estudos aos rapazes será um irmão e a pessoa que ficará responsável por transmiti-lo às moças, será uma irmã. O método utilizado será o mesmo que é usado na escola bíblica, ou seja, enquanto um grupo estiver tendo o estudo dentro da igreja, outro grupo estará estudando na sala dos fundos que atualmente comporta a classe Ester, na nossa escola bíblica.

E se os jovens ficar com vergonha de tirar suas dúvidas?
O método que vai ser utilizado para os jovens tirarem suas dúvidas vai ser o seguinte:
Todos os jovens receberão fichinhas e canetas e ali escreverá sua dúvida, não precisando assinar seu nome para evitar constrangimento, em seguida deve deposita-la em uma urna que será colocada em local visível. Sendo assim, exclui-se o risco de haver constrangimento por parte de quem estar perguntando.

Quem vai participar destes estudos?
O estudo em si está sendo destinado aos jovens da igreja que estiverem participando da gincana, porém é permitido trazer algum amigo, quer seja ele um cristão ou não, para participar das palestras. A única observação que deverá ser seguida à risca é a proibição da presença dos pais nas classes durante os estudos, para evitar assim que o jovem filho, fique com receio de perguntar e participar dando suas opiniões.

Isso vai valer ponto?
Além de todo o conhecimento teórico que o jovem acumulará, haverá também uma gratificação para a equipe que conseguir reunir o maior número de componentes para assistirem aos estudos.
Onde eu vou conseguir o material?
Todo o material de estudo está contido no livro citado acima, preparado e separado de acordo com as seções que foram resumidas acima. É um material semelhante a uma lição de escola bíblica dominical que trará além do subsídio de cunho teológico um vasto material contendo informações sobre a atualidade, emoções e comportamento.
VOLTAR AO ÍNDICE
Quanto tempo vai durar cada estudo?
O tempo total será de duas horas aproximadamente. Sendo, porém este horário bem dividido entre: Louvor e adoração, leitura da bíblia, uma das atividades listada no “Atividades na igreja”, estudo bíblico, conclusão com oração.















PROGRAMA PARA O CULTO DO FILHO PRÓDIGO.
Material necessário:
• Painel
• Convites
• Instrumentos
• Som
• Cópia da programação.
• Retro-projetor.
Painel. Deverá ser confeccionado pela comissão organizadora um painel ou uma faixa nos moldes descritos a seguir:

Culto do filho pródigo – AD Aeroclube
JESUS NÃO DESISTIU DE VOCÊ


Convites. Os convites serão personalizados e entregue aos lideres de equipes juntamente com uma lista contendo nomes e endereço das pessoas que estiverem afastadas.
Instrumentos. Os instrumentos e outros equipamentos de som deverão ser testados e afinados antes da reunião.
Som. O som que será usado neste culto não deve ser muito alto para não causar algum incômodo aos ouvintes, deve ser usado numa tonalidade média para que o culto não se torne um “castigo” para os visitantes.
Cópia da programação. Todos os visitantes devem ter em mãos uma cópia da programação do culto, bem como uma cópia do texto bíblico que será lido.
No caso de muitos deles não terem mais uma bíblia ou estarem desabilitados para achar um versículo na mesma, torna-se imprescindível à transcrição do texto bíblico.
Retro-projetor. Seu uso será de grande utilidade, pois todas os que estiverem presentes, poderão cantar os hinos que fizerem parte de nossa programação.


Na falta de um retro-projetor, fica a cargo da comissão organizadora, providenciar cópias gráficas dos hinos que serão cantados.
• Momento de louvor – Corinhos de louvor e adoração.
• Início do culto com oração – em seguida canta-se mais alguns hinos
Hinos sugeridos: Eu quero ser, senhor amado. Renova-me; Primeiro amor; Volta pra mim.
• Leitura oficial.
• Oportunidade para o cantor convidado.
• Oportunidade para o conjunto da gincana.
• Oportunidade para o preletor.
• Apelo para reconciliação – enquanto isso, os jovens cantam os hinos que foram sugeridos anteriormente.
• Encerramento – Benção apostólica.
• Cumprimentos, confraternização e cantina.

Antes do culto...
Antes de realizarmos este culto, devemos ter alguns cuidados básicos, pois a maneira que se deve tratar uma pessoa que se afastou da igreja não pode ser a mesma com que tratamos as pessoas que nunca conheceram o evangelho.
Vamos propor um período de oração, para pedir que tudo o que venhamos fazer, seja feito sob a direção de Deus.
Ofereceremos também aos jovens uma breve instrução sob a maneira que se deve abordar e convidar uma pessoa que já conhece o evangelho. Segundo Sinfrônio Jardim Neto, no livro intitulado “A reconquista”, existem alguns aspectos que serão determinantes para a vinda ou não dos afastado dos caminhos do Senhor ao culto.
“Convites do tipo:
“Aparece na igreja que eu te encontro lá”
“Nos encontraremos no ponto de ônibus...”.
...E outros “convites” semelhantes, têm em média 99% de chances de não serem atendidos. Por que?
• Na hora da sair para igreja, aparece uma estranha dor de cabeça. Aí vem este pensamento: “não vou sair de casa, pois estou passando mal”.
• Surge uma visita inesperada: vizinhos ou parentes que havia anos não o visitavam agora aparecem como que caindo de pára-quedas. Então o afastado desiste de ir a igreja para receber os inesperados visitantes.

• Um desânimo inexplicável. Na hora de sair, ele diz: “Não sei se vale a pena ir nessa igreja” ou “Eu quero ir, mas não tenho forças”.
Tudo isso e coisas piores acontecem exatamente na hora de saírem para o culto. Sabemos que tais acontecimentos não são casualidade, mas, por trás de tudo, está o diabo lutando desesperadamente para continuar aprisionando essas vidas que pertencem a Deus.”
Portanto fica obvio que um período de oração e preparação será indispensável para aqueles que se predisporem a buscar as ovelhas desgarradas.

Durante o culto...
• Não se apresente como melhor ou superior, mas seja simples e humilde.
• Quando levar um convidado à igreja, vá um pouco mais cedo e consiga um bom lugar para ele sentar e nunca permita que fique desconfortavelmente de pé.
• Não deixe de cumprimenta-lo com a “paz do Senhor”; mesmo estando afastado, ele ainda precisará sentir que você o ama como irmão em Cristo.
• Lembre-se que ele estará participando de uma guerra interior. (extraído)

Após o culto...
• Cumprimente a cada um dos que vieram e mostre-se muito feliz com a presença deles; convide-os para voltarem mais vezes.
• Cumprimente aqueles que decidiram se reconciliar com Cristo e faça todo o possível para que ele se sinta à vontade e se “enturme” o mais rápido possível.
• Dê assistência aos que voltaram, visitando-os e orando por eles.


LISTA DE MATERIAIS ESSENCIAIS PARA A EXECUÇÃO DA GINCANA

1. Canetas
2. Pastas
3. Papel A4
4. Tinta guache
5. Pinceis
6. TNT branco
7. Crachás
8. Apostilas
9. Cartas convites
10. ___________________
11. ___________________
12. ___________________
13. ___________________
14. ___________________
15. ___________________
16. ___________________
17. ___________________
18. ___________________
19. ___________________
20. ___________________.


ASSUNTOS A SEREM RESOLVIDOS

1. Comissão organizadora.
2. Palestrantes.
3. Músicos.
4. Local para atividades de campo.
5. _________________________.
6. _________________________.
7. _________________________.
8. _________________________.
9. _________________________.
10. _________________________.

EQUIPAMENTOS. (Próprios, emprestados, ou alugados).

1. Som.
2. Instrumentos.
3. Retro-projetor
4. Transparências
5. ________________________.
6. ________________________.
7. ________________________.
8. ________________________.
9. ________________________.
10. ________________________.



OS DEZ MANDAMENTOS DA GINCANA.


1. Não faltar aos cultos e outras reuniões de igreja.
2. Não conversar assuntos paralelos durante a ministração dos estudos.
3. Não exercer nenhuma atividade alimentícia na igreja (mascar chiclete, comer pipocas, balas, doces, etc...).
4. Não chegar atrasado as reuniões.
5. Não desrespeitar a equipe adversária com grosserias ou provocações infundadas.
6. Permanecer no templo até o fim das reuniões
7. Respeitar a direção da igreja, à diretoria e aos coordenadores da gincana.
8. Não questionar a nota recebida.
9. Dividir e participar igualmente das atividades da equipe.
10. Usar o crachá de identificação.

82 comentários:

  1. Ameeeeeeeeei !
    Irei fazer uma gincana com os jovens da minha igreja e esse site vai mi ajudar muito.
    Deus abençoe v6.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria q postasse como é a diNâmica: Desfile de jornal. Desde já ficarei grata!!!

    ResponderExcluir
  3. amei, vou por em prática com os jovens da minha igreja, vai ser benção. preciso desse tipo d estratégia para reaproximar alguns jovens que estão afastados.

    ResponderExcluir
  4. muitooooooooo bom Deus abençoe se tiver mais ideia não deixe de mandar adorei

    ResponderExcluir
  5. Ameei;vou fazer o possivel pra por em pratica na minha igreja,era o q estavamos precisando para aproximar alguns jovens!!!muito obrigada,a paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  6. preciso de explicação como é essas brincadeiras


    1 Moisés no cesto.
    2. ????? EU SEI
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  7. amei essa gincana! estou organizando uma para trabalhar com os jovens da igreja e essa gincana mim fez surgir boas idéias...parabéns bem planejada.Deus os abençoe grandimente

    ResponderExcluir
  8. preciso de explicação como é essas brincadeiras


    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preciso de explicação como é essas brincadeiras


      1 Moisés no cesto.
      2. “Briga” de galo.
      3. Quem sou eu?
      4. Mapa da mina.
      5. Desfile de jornal
      Graça

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Quero parabenizar a inciativa deste blog..sei que muitas igrejas estão se realizando as tarefas deste site, e o reino de Deus está ganhando muito com isso

    ResponderExcluir
  10. ola gostei muito das suas ideias,vamos usa-las para fazer uma gincana na minha igreja,gostaria de saber como funciona as provas de:moises no cesto,briga de galo,quem sou eu?mapa da mina,desfile de jornal e outras que vc tiver.Desde ja agradeco muito...

    ResponderExcluir
  11. Olá! gostei muito das ideias, da gincana gostaria de saber como funciona as provas, moisés no cesto,briga de galo,mapa da mina desfile de jornal e outras que vcs tiver.desde já agradeço.um forte abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá Gostei muito dessas Idéias.

    Poderia me explicar como são as brincadeiras abaixo?

    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  13. sou lider de jovens e gostei muito das dicas
    parabéns que deus abençoe grandemente todos vcs.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito de suas ideias.... vc esta de muitos bens... q Deus continue lhe usando tremendamente.....

    vc poderia me explicar como são as brincadeiras abaixo?

    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    Desde já te agradeço!

    ResponderExcluir
  15. muito bom. gostaria de aprender mas brincadeira para jovens.
    se puder me ajudar ficarei grato.
    que Deus continue abençoando vcs.
    menezes.del@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. top de Deus, me explique as brincadeiras
    renanarouche@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Que Deus o abençoe irmão pela sua iniciativa.

    Podes enviar em meu e-mail (gilbertomachado1986@hotmail.com) como fazer as brincadeiras citadas abaixo.
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, gostaria de receber explicações acerca das brincadeiras e da gincana.
      meu email é: henrysouza125@gmail.com

      Excluir
  18. Que Deus o abençoe !.

    Podes enviar em meu e-mail (g.o.m@hotmail.com) como fazer as brincadeiras citadas abaixo.
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    Grato.
    Responder

    ResponderExcluir
  19. Podes enviar em meu e-mail (eliane.pedroso2010@hotmail.com) como fazer as brincadeiras citadas abaixo.
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela sua iniciativa Gabriela. Que Deus te ilumine sempre. Lhe dê sabedoria, muita saúde e os meios para você prosseguir com seu trabalho evangélico.

    Anizio

    ResponderExcluir
  21. preciso de explicação como é essas brincadeiras


    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal
    Graça, email: yne.oliveira@bol.com.br

    ResponderExcluir
  22. Estou precisando de um nome para a equipe

    ResponderExcluir
  23. Oii boa tarde! Preciso de explicação, como é essas brincadeiras??

    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  24. q brincadeiras são essas? cestos,mapa em fim...

    ResponderExcluir
  25. poxa valeu por essas dicas aqui em Santo Amaro BA agente tava precisando de coisa novas valeu

    ResponderExcluir
  26. graça e paz, gostaria de receber, as gincanas para trabalhar em um retiro com os jovens. todas estas gincanas por gentileza. a paz e desde já agradeço, meu email é rosegodoy@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  27. gostaria de saber como são essas provas ... Móises no cesto e etc.
    email-trindade1amor@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oii boa tarde! Preciso de explicação, como é essas brincadeiras??

    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  29. Oii boa tarde! Preciso de explicação, como é essas brincadeiras??
    Desde ja agradeço.

    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  30. Olá, me envie um email (heldy_19@hotmail.com)

    Poderia me explicar como são as brincadeiras abaixo?

    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  31. Boa Noite!
    Em primeiro lugar queria agradecer pelas dicas de como organizar uma gincana, só Deus que pode te recompensar e Eu orar por você para que Ele continue te usando.
    Agora na no periodo do feriado da Semana Santa vamos ter nosso retiro de mocidade, e Eu estou embarcando pela primeira vez em prol da obra do Senhor, gostaria que se fosse possível por favor você me envia a explicação das brincadeiras, 1. Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal, inclusive se você estiver mais serei muito grata.
    Obrigada pela atenção e desde já te agradeço
    email ( souzacelia2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. oi me passa como é as bringadeiras todos?priscilla_gelsom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Muito bem organizada.
    Gostaria que vcs me explicassem as brincadeiras:
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    A paz do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  34. Gostaria que vcs me explicassem as brincadeiras:
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    A paz do Senhor!!!
    ( dannyo84@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  35. gostaria de receberorientações sobre as brincadeiras 1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  36. Amei, muito obrigado, mas gostaria de receber orientações das brincadeiras.
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal
    ( khequel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. ME ENVIE AS DINAMICAS
    cleide.rodrigues458@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Oi, podes me passar com detalhes como são essas brincadeiras.
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal
    celsonluiz@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  39. Ótima programação!
    Só preciso de explicações com relação às brincadeiras:

    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    Meu Email: waldineyfroes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. preciso saber como funcionam essas brincadeiras moises na cesta, briga de galo, quem soi eu , mapa da mina desfile de jornal
    meu email :
    jessicasantosnunes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  41. como funcionam as brincadeiras:
    -moises na cesta;
    -briga de galo;
    -mapa da mina;
    -quem sou eu;
    -desfile de jornal

    ResponderExcluir
  42. favor mandar para:
    anacelestemb@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Boa noite
    Gostei muito dessa ideia para gincana.
    Mas se fosse possivel gostaria da explicaçã das atividades abaixo.
    Moisés no cesto
    Briga de galo
    Quem sou eu?
    Mapa da mina
    Desfile de jornal
    meu email: marciarosana33@yahoo.com.br
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  44. odes enviar em meu e-mail (geraketanim@gmail.com) como fazer as brincadeiras citadas abaixo.
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    Responder

    ResponderExcluir
  45. odes enviar em meu e-mail (geraketanim@gmail.com) como fazer as brincadeiras citadas abaixo.
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    Responder

    ResponderExcluir
  46. Boa noite!

    Pode enviar para o meu email (karolinnne.rodrigues@gmil.com) como fazer as brincadeiras.

    como fazer as brincadeiras citadas abaixo.
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    Grata.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia!

    Pode enviar para o meu email (sarahhangelica@hotmail.com) como fazer as brincadeiras.

    como fazer as brincadeiras citadas abaixo.
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    Grata.

    ResponderExcluir
  48. Olá,a paz do Senhor...gostaria de saber como fazer as brincadeiras(Moisés no cesto,quem sou eu? e mapa da mina)meu email é (dieison303@outlook.com)

    ResponderExcluir
  49. Parabéns, excelente trabalho desenvolvido e que vai contribuir muito com a liderança da igreja.
    Gostaria de saber como aplicar as brincadeiras abaixo:
    e-mail para envio ( jeansantos@gmail.com )

    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  50. Oi gostaria de saber sobre as brincadeiras:Moisés no cesto, quem sou eu?, mapa da mina, briga de galo, desfile de jornal. Email :tatyane.lima.adoradora@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Parabéns, excelente trabalho desenvolvido e que vai contribuir muito com a liderança da igreja.
    Gostaria de saber como aplicar as brincadeiras abaixo:(kyalegal.ss@hotmail.com)

    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  52. Bom dia, gostaria que me enviasse o passo a passo dessas atividades citadas e se possível algumas atividades que podemos fazer semanalmente. Grata por toda a sua colaboração. Já estamos pondo em prática rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu email é dany_qs@hotmail.com
      Desde já agradeço

      Excluir
  53. preciso saber como é essasbrincadeiras meu e-mail é nanybaby_.11@hotmail.com Deus abençoe muito boa essa gincana irei fazeer

    ResponderExcluir
  54. Gostaria de saber como aplicar as brincadeiras abaixo:
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. A PAZ DO SENHOR!VC PODERIA ENVIAR COMO SÃO ESSA BRINCADEIRAS CITADAS ACIMA???TODAS ELAS...MAPA DA MINA, BRIGA DE GALO, QUEM SOU EU, DESFILE DE JORNAL E MOISÉS NO CESTO!!!GRATA
    MEU EMAIL: nesssamagalhaes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Gostaria de saber como funciona essas brincadeiras1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  58. OLA BOM DIA PODE ME ENVIAR O EMAIL COMO FAZER AS BRINCADEIRAS
    GLICIACIA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  59. Me explica essa as brincadeiras
    Moisés no cesto
    Quem sou eu
    Mapa da mima
    Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  60. Gostaria de saber como é realizada essa dinâmica Mapa da Mina.
    Meu e-mail: hildalea193@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  61. preciso de explicação como é essas brincadeiras


    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal. Email: crislanearaujo12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. preciso de explicação como é essas brincadeiras


    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal. amanda.araujogomes@gmail.com.....gostei da criatividade quero colocar em pratica com meus jovens.obr

    ResponderExcluir
  63. Gostaria de saber como se executa essas brincadeiras:
    Briga de galo
    Quem sou eu
    Moisés no cesto
    Mapa da mina
    Drsfile de jornal
    helenruthesousa@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. preciso de explicação como é essas brincadeiras


    1 Moisés no cesto.
    2. ????? EU SEI
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    meu email jeffersongama89@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. como fazer as brincadeiras citadas abaixo.
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    ResponderExcluir
  66. como fazer as brincadeiras abaixo:
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal
    enviar para o e-mail: ionecosta7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. como fazer as brincadeiras abaixo:
    1 Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal

    email: andreiajaime12.aj@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Olá vc poderia me explicar as brincadeiras abaixo.
    1 Moisés no cesto
    2 briga de galo
    3 Quem sou eu?
    4 Mapa da mina
    5 Desfile de Jornal.
    Ivaivanethcostasousa161085@outlook.
    Agradeço...

    ResponderExcluir
  69. Ótimas dicas, vou colocar em pratica com certeza. Me passa as brincadeiras citadas no texto por favor sueniaeh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Quero saber como e realizada as brincadeiras muito interessante. Gostei muito

    ResponderExcluir
  71. OLA! GOSTARIA DAS EXPLICAÇÕES DAS BRINCADEIRAS.
    amikessiasantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Tambem qro.saber como funciona estas brincadeiras

    1.Moisés no cesto.
    2. “Briga” de galo.
    3. Quem sou eu?
    4. Mapa da mina.
    5. Desfile de jornal.

    ResponderExcluir
  73. Gostei muito das ideias e vou aplicar na minha igreja.
    Gostaria de saber como funciona essas brincadeiras.
    Moisés no deserto
    Briga de galo
    Quem sou eu
    Mapa da mina
    Desfile de jornal

    ResponderExcluir